
O que as pessoas podem fazer em 21 dias? Foi com o intuito de responder a esta pergunta que o Sebrae RR promoveu o Encontro da turma 103 do Empretec, na sexta-feira, dia 14. Os participantes compartilharam as mudanças de mentalidade e as viradas de chave nos negócios e na vida.
Durante o Seminário Empretec, os empretecos, como carinhosamente são chamados os participantes, têm a oportunidade de entender seus pontos de melhoria e identificar suas potencialidades.
Há 6 anos empreendendo com a oferta de cursos e fornecimento de produtos no atacado e varejo para barbearias e cuidado pessoal, Rebeca Andrade, de 26 anos, transformou a sua visão de negócio e conseguiu superar a meta que não batia há mais de quatro meses.
“Minha maior dificuldade era a questão da gestão de tempo, não conseguia delegar para minha equipe. Incorporei os comportamentos empreendedores na minha empresa, me abri para delegar as atividades e gerou resultado. Depois de quatro meses, a gente superou a meta com as ideias que eu trouxe do Empretec” comemorou Rebeca.
Keila Mota é outra empreendedora e proprietária de uma clínica de terapia capilar, superou seus desafios ao aplicar a metodologia do Empretec. Enfrentando o medo e a necessidade de controle, ela tomou coragem para expandir seu negócio. Após a participação no Empretec, Keila sentiu-se encorajada e motivada a buscar novas oportunidades para o crescimento de sua empresa.
“Depois do Empretec, comecei a conversar mais com a minha sócia e a gente teve a ideia da franquia e começamos a estudar. Nesse momento, estamos na fase de consultoria. Parece que quando a gente se abre, as coisas fluem mais também. Sai daqui com outra mentalidade, principalmente com relação à importância de uma rede de contatos. Assim, a gente consegue ver novos horizontes” contou ela.
Os relatos foram inúmeros. Da turma 103, saíram empresas renovadas e pioneiras em diversos ramos: agronegócios, mineração, imobiliário, na área da tecnologia e beleza. Mas também pessoas em busca de alcançar seus sonhos.
O Diretor Superintendente do Sebrae RR, Emerson Baú, participou do reencontro e ouviu atentamente os depoimentos empolgados. Para ele, o Empretec é muito mais do que um seminário. O Encontro de 21 dias permite, além do feedback, apresentar outras soluções oferecidas pela instituição.
“Os aprendizados de vocês são nossos também. Ser empreendedor não significa ser empresário, você pode ser um excelente artista, um excelente profissional, o que faz a diferença é aplicar as características empreendedoras onde estiver, aplicar o que aprendeu no Empretec na vida”, frisou o superintendente.
CASE DE SUCESSO
A empresária Priscilla Maciel compartilhou com a turma 103 o sucesso do seu empreendimento. Em abril, ela começou com a Pet Grommer inovando o mercado deste segmento em Roraima, com o primeiro serviço de atendimento domiciliar de banho e tosa em um trailer.

Há 5 meses, ela participou da turma 101 do Empretec e se descobriu com o espírito empreendedor. Decidida a mudar de vida, ela foi para São Paulo, se especializou em banho e tosa de cães e gatos e voltou para Boa Vista com tudo.
“Eu tinha essa chama empreendedora, só que eu não sabia que eu tinha um feeling pra vendas. Foi o Empretec que me revelou. A minha meta era atender em torno de dois cachorros por dia, eu estou atendendo seis” compartilhou.
EMPRETEC
Para ter uma mentalidade empreendedora é preciso entender a mudança e tomar uma decisão de fazer parte. Se você está procurando virar essa chave, o Sebrae RR te dá essa oportunidade por meio do Empretec, que está com as inscrições abertas. E tem novidade: o Empretec Delas, somente para as mulheres.
Os interessados podem se inscrever online pelo link: https://rr.loja.sebrae.com.br/cursos
