
As salas do empreendedor são locais de atendimento das prefeituras que facilitam os processos de abertura de empresas e regularização; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
Com a finalidade de fortalecer esse espaço que oferece informações e orientações de forma simples e acessível às micro e pequenas empresas, o Sebrae/RR está entregando computadores para equipar 14 salas do empreendedor nos municípios do Estado.
Os equipamentos serão entregues nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe, Mucajaí, Iracema, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim, Cantá, Alto Alegre e Normandia.
Essa ação foi agregada ao programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa da instituição que integra a gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, que apoia o desenvolvimento dos municípios estimulando a economia local.
Para mais, esse apoio firma o acordo entre o Sebrae/RR e as prefeituras participantes do programa, com o objetivo de transformar futuramente as salas do empreendedor, em um local estratégico para realizar atendimento de outras instituições como Junta comercial, Sefaz, Desenvolve RR e Receita Federal.
A ideia é facilitar o acesso aos serviços oferecidos por essas instituições, sem que seja necessário se deslocar até a capital para resolver pendências ou tirar dúvidas.
Estão participando dessa entrega os Agentes de Desenvolvimento dos municípios, a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial e Unidade de Atendimento do Cliente do Sebrae/RR.
Elissandra Costa, gerente da unidade de políticas públicas e desenvolvimento territorial, explica que o Sebrae é uma instituição que apoia diretamente essas salas, pois nelas são feitas formalizações, encaminhamentos, ações e demandas do município, treinamentos para os agentes de desenvolvimento e também para o público dos pequenos negócios.
Essa iniciativa vai ajudar a facilitar o cadastramento das empresas, gerar relatórios, gerar informações que possam subsidiar o município com dados estratégicos, então os resultados que esperamos é ampliar o portfólio dos serviços da prefeitura fortalecendo essa atuação por meio da sala do empreendedor, afirmou a gerente.
A agente de desenvolvimento do município de Caroebe, Maria Aparecida Pereira Cardoso, destaca que os computadores chegaram na hora certa, pois são ferramentas necessárias para a manutenção do trabalho que têm sido construído ao longo dos anos.
A meta é fortalecer e intensificar não só o atendimento, mas também desenvolver novos projetos junto aos parceiros e população, a fim de estarmos sempre a frente no desenvolvimento socioeconômico de Caroebe e dos demais municípios, esclareceu a agente.
AGENTE DE DESENVOLVIMENTO
A atuação dos agentes é fundamental para articular ações públicas para a promoção dos desenvolvimentos local e territorial. Ele organiza um plano de trabalho adequado à implantação da Lei Geral; identifica e mobiliza lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o projeto; monta e oficializa grupos de trabalho com os representantes das instituições; mantém a articulação entre as lideranças; registra e organiza as atividades; e auxilia o poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais. Atua nas salas do empreendedor dos municípios.
