ASN RR
Compartilhe

Empresários participam de oficina sobre ações sustentáveis e inovação dentro das empresas

O encontro aconteceu no Edifício Airton Dias, localizado na rua Governador Aquilino da Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Estimular, conscientizar e praticar. Foi com esse tripé de ideias que a oficina de “Sustentabilidade como base para Inovação nas Empresas”, foi realizada nesta segunda-feira, (26), com empreendedores e pessoas interessadas em pautas sobre preservação dos recursos naturais e como aplicá-las dentro do ambiente de negócios.

Na oficina, os participantes participaram de debates sobre o que é sustentabilidade empresarial, e como ela influência diretamente todos os setores da economia e a saúde financeira de uma empresa.

O analista técnico do Sebrae/RR e facilitador do evento, Laércio Ferreira, explica que a oficina tinha como objetivo principal, provocar os participantes a colocarem em prática o que eles aprenderam nesse período de aprendizagem seja no comércio, serviço ou até mesmo para quem vai iniciar um negócio.

“Tivemos uma turma com pessoas de diferentes níveis de escolaridade, vivência, experiência e maturidade empresarial, então com base nisso fizemos um autodiagnóstico de como poderíamos contribuir com o crescimento da economia de forma sustentável gerando ideias que possam ser inovadoras”disse o facilitador.

Laércio reforça que a inovação sustentável é a capacidade que uma empresa tem de ter novas ideias, colocando em prática ações que não prejudiquem a natureza.

“Despertar esse assunto com nossos empreendedores locais foi de extrema relevância, pois isso vai gerar um futuro impacto positivo para o meio ambiente e consequentemente para a população roraimense, já que o intuito deste momento é acentuar que é possível ter um negócio de sucesso alinhado com responsabilidade ambiental”finalizou Laércio.

Uma das participantes da oficina, a professora de matemática Magda Paixão, relatou que participou do Ideathon deste ano, um evento do Sebrae criado para gerar ideias inovadoras, e que esse momento alimentou seu desejo de entrar no mundo do empreendedorismo sustentável.

“Acredito que as pessoas que querem empreender na realidade em que vivemos sobre os acontecimentos ambientais, devem expandir seus conhecimentos para além da estratégica de marketing e finanças, porque precisamos enxergar que a inovação deve caminhar ao lado da preservação da natureza” pontuou a professora.

Eduardo Bueno de Oliveira, trabalha com marketing e esclarece que a falta desse debate dentro da sua área de negócio o motivou a participar dessa oficina.

“A questão da sustentabilidade é algo que vejo que se perde no meu campo de atuação, então acredito que com os conceitos que foi dito neste momento de aprendizagem e com ferramentas práticas, conseguirei executar essa estratégia dentro do meu empreendimento de forma efetiva” afirmou o participante.

EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL

Almir Ribeiro de Oliveira, é técnico em edificação estrutural e idealizador do projeto “Plasbloc Blocos Inteligentes”, que visa tirar o plástico da natureza os transformando em um bloco de construção sustentável.

“Além de contribuir com a preservação da natureza, a ideia é baratear os custos de uma obra, pois com esse tipo de material não é necessário utilizar argamassa para levantar a construção de alvenaria e nem fazer o acabamento” esclarece Almir.

O empreendedor ressalta que o projeto tem demonstrando resultados positivos, e que já possui parceria com alguns engenheiros e arquitetos. Ele reforça que na construção civil o resto de material que sobra das obras contém produto químico que podem prejudicar a vegetação.

“Aliado com esse projeto, essa oficina é um espaço que com certeza irá contribuir com os próximos passos da Plasbloc, afinal o debate sobre sustentabilidade sempre apresenta ideias inovadoras que podem ser implementadas dentro das empresas” complementou o empresário.