ASN RR Atualização
Compartilhe

Empretec 2023: Transformando Empreendedores e Impulsionando Negócios em Roraima

Imersão ocorreu entre os dias 19 e 24 de junho, no edifício Airton Dias.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

-

“Um divisor de águas”, foi desta forma que a advogada e empresária, Karoline Gimenes de Lima, de 27 anos, definiu a participação no principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec, programa da Organização das Nações Unidas (ONU), aplicado no Brasil com exclusividade pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Roraima, a capacitação ocorreu entre os dias 19 e 24 de junho, no edifício Airton Dias.

Durante os seis dias, mais de 20 “empretecos”, como são chamados os participantes do programa, tiveram a oportunidade de viver uma experiência imersiva com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor, por meio de atividades desafiadoras.

Estabelecimento de metas, planejamento, coleta de informações, capacidade de identificar oportunidades, busca por qualidade e eficiência, ampliação da rede de contatos, capacidade de avaliação de risco são algumas das competências desenvolvidas dentro do seminário.

Karoline Gimenes de Lima, advogada e empresaria participante do Empretec.

“O Empretec nos ajuda não somente como empreender, mas como ver as pessoas. O seminário foi muito importante e tenho certeza que isso vai mudar a minha vida daqui para frente. Além de advogada, também sou pecuarista e quero empreender nesse ramo. Tenho certeza que terei sucesso ao aplicar todo o conhecimento adquirido aqui” afirmou  Karoline.

O empresário Victor Carvalho dos Santos, de 24 anos, também pontuou a participação no seminário com uma experiência maravilhosa. Dono de duas empresas no ramo de construção civil e segurança no trabalho, ele garante que a capacitação foi fundamental para buscar alternativas de empreendimento em outras áreas.

Victor Carvalho dos Santos, empresario de 24 anos, descreve sua experiência no evento.

“Superou muito as minhas expectativas e com certeza eu estou saindo daqui com muita coisa para testar. Já estou com um projeto na parte do marketing digital e planos de abrir outras duas empresas. Já comecei a estruturar e estou fazendo um estudo de mercado para ver se vai ser viável ou não” comentou.

Finalizada a imersão, após 21 dias, os empretecos voltam a se reunir para dar um feedback da capacitação. De acordo com a gestora do Empretec, Núbia Ribeiro, a ação é uma forma de fazer um acompanhamento dos empresários e dar o suporte necessário com base nos produtos disponibilizados pelo próprio Sebrae.

“Estamos com uma nova estratégia de fazer com que esses empreendedores possam utilizar novos produtos Sebrae de vários segmentos. Além disso, eles acabam tendo desconto nesses produtos e eventos que o Sebrae dispõe” destacou.

Novas turmas

Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae – RR, Emerson Carlos Baú, em mais de 30 a instituição já formou mais de 1000 pessoas que buscam por melhorias do comportamento empreendedor, por meio do Empretec. Buscando atender um público ainda maior, ele garante novas edições da capacitação no segundo semestre de 2023.

“Vamos ter mais seminários para poder levar mais forças, tanto na capital quanto do interior, trazendo novas atualizações. Vamos lançar agora o seminário Empretec Rural, justamente para atingir o produtor rural, para que ele possa passar por esse processo de incorporação de novos comportamentos empreendedores” disse.

O Empretec Rural está previsto para ocorrer no mês de setembro, em Rorainópolis e em outubro, na capital Boa Vista. Além destas edições, também será realizado o Empretec Delas, voltado exclusivamente para mulheres.

O facilitador Nival Queiroz lembra que o Empretec é destinado a qualquer tipo de profissional que busca pelo desenvolvimento da sua carreira, seja ele autônomo, advogado, engenheiro, arquitetos, cantor, artistas ou outros.

“O empreendedorismo está em toda a sociedade. Em maior ou menor grau de percepção e o maior ganho do participante é se conhecer e se identificar dentro das características empreendedoras” finalizou.