Empresas atendidas pelo projeto Sebrae Beleza, que passaram por realização de consultorias e capacitações utilizando a metodologia HairSize, apontam otimização de recursos materiais e retorno financeiro.
O projeto oferece consultorias em gestão e inovação, capacitações, acesso a grandes feiras do setor e participação em feiras locais. No ano de 2022 foram atendidas em torno de 39 empresas com o HairSize, e em 2023 o Sebrae segue com ações para ajudar empreendedores da área da beleza.
Jessica Menezes, proprietária do Stúdio Jéssica Ranbel (nome em homenagem aos dois filhos), empreendedora e especialista em tratamento capilar, iniciou no ramo por acaso em 2010, incentivada pela mãe.
“Eu gostava de maquiagens, por conta disso a minha mãe sempre achou que eu tinha uma afinidade com a área da beleza, tanto que comecei o curso achando que era para ser modelo. Mas englobava toda parte teórica da área, não concluí porque infelizmente a empresa era ensino EAD e não cumpriu o combinado, mas fiz outros cursos técnicos de forma presencial”, relembrou.
Após algumas pausas na trajetória empreendedora, a cabeleireira está em fase de reconstrução e relata que durante a pandemia começou a receber mais conteúdos do Sebrae nas redes sociais, sobre como formalizar MEI e consultorias.
“Eu queria alguém para me direcionar nesse momento, porque sempre gostei de seguir tudo bem certo. No ano passado fui atrás do Sebrae, e me explicaram como funcionava o projeto da beleza. Estou nesse processo de me visualizar como empreendedora, pois o tempo todo é preciso pensar em estratégia, no seu diferencial em meio a tantos salões”, disse.

“A metodologia HairSize digo que é a cereja do bolo. Porque ela ensina como fracionar todos os produtos do salão. Tive uma experiência prática para otimizar o uso de xampu e máscaras, que duravam um mês e consegui trabalhar por dois, depois de aprender a técnica adequada”, completou.
Realizar as consultorias como o método HairSize tem como objetivo ajudar empresários da beleza a reduzirem no mínimo 30% do desperdício em insumos através da implementação de boas práticas de preparação e aplicação de produtos.
“Por exemplo, a Jessica usava 60g de coloração para um serviço de retoque de coloração e hoje, após a consultoria, ela realiza o mesmo serviço em média com 25g”, afirmou a consultora Ingredh Pimenta, graduada em enfermagem e aprimorou seus conhecimentos em cursos de biossegurança para salão de beleza, gerenciamento de resíduos, mapeamento de processos e sustentabilidade aplicada aos negócios.
Após a consultoria, a empreendedora conseguiu maior rendimento do estoque; aumento do consumo consciente; menor exposição à química para clientes e profissionais; diminuição da quantidade de resíduos e rejeitos gerados pela empresa; e implantação da sustentabilidade como diferencial competitivo.
HAIRSIZE®
Metodologia HairSize foi concebida com o propósito de implementar padronização e métrica em salões de beleza, trazendo aos empresários participantes uma poderosa ferramenta de gestão capacitada para agregar transparência e qualidade aos serviços ao mesmo tempo em que reduz desperdício, resíduo e rejeito simultaneamente com o aumento do faturamento.
Através do uso contínuo das ferramentas de diagnóstico e de técnicas refinadas de precisão para aplicar produtos nos fios, há a diminuição de desperdício em até 30% – além de aumento visível na produtividade da equipe
PROJETO SEBRAE BELEZA
Atualmente, o Sebrae/RR atende 53 empresas pelo Projeto Sebrae Beleza, que têm como benefícios a oferta de consultorias especializadas, participação em feiras de realização da instituição, apoio para missões empresariais, além de capacitações exclusivas para o segmento da beleza.
Podem participar deste projeto negócios como barbearias, clínicas de Estética, lojas de cosméticos, salões de Beleza e empresas com atividades no segmento da beleza, devidamente formalizado como MEI, ME ou EPP.
Para cadastro, os interessados podem fazer contato com a Central de Relacionamento 0800 570 0800 (atendimento 24h) ou pelo (95) 2121-8057. A participação no projeto valor de adesão de R$ 500,00 reais para ME e EPP , e para MEI o valor de adesão é de R$ 250,00. Empresas que participam de associações ou cooperativas, recebem concessão de desconto de 30% no valor de adesão.

