
Imagine um mundo onde as crianças têm o conhecimento e as habilidades para tomar decisões financeiras inteligentes desde cedo. Esta é a ideia central da equipe “Clube de Investimentos”, grande destaque da 2ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae/RR), ocorrida entre os dias 16 e 18 de junho no Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Por meio de um aplicativo de educação financeira especialmente projetado para crianças, a engenheira civil Eliegila Rodrigues, a pedagoga Gerliane Silva, e a professora de história Luciana Farias, querem capacitar as crianças para que elas desenvolvam uma relação saudável com o dinheiro desde tenra idade.
Eliegila afirmou que após desenvolvido, o aplicativo terá tarefas que proporcionam uma interação entre pais e filhos. As crianças e os adultos aprenderão de forma lúdica sobre conceitos essenciais, como poupança, orçamento, investimentos, juros compostos, entre outros.
“A ideia surgiu de uma experiência com a minha filha de 10 anos de idade. Ela tinha uma necessidade muito grande em gastar todo dinheiro que ela recebia e não sabia com o quê, foi quando percebi que era necessário trabalhar a educação financeira”, lembrou.
A pedagoga Gerliane Silva explicou que o aplicativo será monetizado por meio de uma assinatura. No entanto, os planos de expansão não param por aí, a equipe pretende desenvolver e aprofundar a metodologia para futuramente levar a proposta para escolas da rede pública e privada.
“Acreditamos no potencial do nosso produto e que podemos fazer a diferença na vida das pessoas para que elas possam saber administrar da maneira correta o próprio dinheiro”, pontuou.
Para a professora Luciana Farias, a Maratona foi fundamental para amadurecer a ideia. “Agradecemos aos mentores que foram de fundamental importância no desenvolvimento do nosso projeto, eles abriram nossas mentes nos dando orientações, problemáticas e maneiras de desenvolver isso da melhor forma”, relatou agradecida.
Outros destaques – No segundo lugar do pódio de destaques da 2ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo ficou a equipe “Conexão Mental”, com uma proposta que conecta pessoas em busca de atendimento com terapeutas on-line. O terceiro lugar ficou com a equipe “Facilitei”, que tem como proposta um aplicativo onde é possível encontrar eletricistas, costureiras, pintores, entre outros profissionais autônomos. O gestor da carteira de startups do Sebrae/RR, Luã Andrade, destacou que a 3ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho.

Próximas etapas – O gestor da carteira de startups do Sebrae/RR, Luã Andrade, destacou que a 3ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho.
“Os destaques das duas primeiras maratonas e os que serão revelados na terceira vão participar do circuito de pré-aceleração. Nesse período eles vão pôr a mão na massa, vai ser mais uma lapidação desses projetos para que esses empreendedores, os e potenciais empreendedores possam sentir aquela ideia e ver se o modelo de negócio deles realmente vai para frente”, pontuou.

As inscrições para a 3ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo estão abertas e são gratuitas. Os interessados em participar podem acessar a loja do Sebrae/RR no endereço https://rr.loja.sebrae.com.br/ e garantir uma vaga.
