O Sebrae Roraima realizou nesta terça-feira, (13), o primeiro encontro de “Negócios Internacionais: Oportunidades para o CARICOM”, com a proposta de impulsionar o crescimento econômico da região e apresentar aos empreendedores o cenário de investimento de negócios entre o estado de Roraima e o Caricom (Mercado Comum do Caribe), em especial Guiana e Barbados.
As relações comerciais entre diferentes países conhecida como mercado internacional, é uma ótima oportunidade para os empresários aumentarem a lucratividade do seu negócio, facilitar o acesso as novas tecnologias e matérias-primas, além de contribuir com a geração de renda e empregos no estado.
O encontro foi divido em dois painéis, o primeiro mediado pelo superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, contou com a presença de alguns convidados, entre eles Vaneri Ferri, presidente da FACIR (Federação das associações comerciais de Roraima) e sócio da Bebidas Monte Roraima, onde foi apresentado aos participantes os desafios do comércio internacional, os benefícios, e como a relação entre Roraima e os países do Caricom, podem incentivar a expansão das atividades comerciais da região para o comércio do exterior.
“A localização de Roraima é estratégica por estar próxima a um grande e fortificado mercado como o do Caribe. Portanto, este encontro foi muito importante porque reuniu os empresários, produtores do estado, microempreendedores que tiveram um momento de aprendizagem e possibilidades de negócios, já que alguns empresários da região que já atuam neste mercado guianense e caribenho, contarão suas experiências e vivências”, explicou o superintendente.
“Esse momento de aproximação entre Roraima, Barbados e Guiana, dar possibilidade para que barreiras sejam rompidas, pois é uma relação comercial saudável que não serve somente para vender, mas fazer com que as empresas e indústrias instaladas aqui no estado, tenham um crescimento e uma exportação salubre que estimule nossa economia”, disse o presidente da FACIR (Federação das associações comerciais de Roraima) e sócio da Bebidas Monte Roraima, Vaneri Ferri.
No segundo painel da solenidade, ministrado pelo representante da SEADI (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Eduardo Oestreicher, teve como tema abordado “Acordos, Leis e Processos, Órgãos de Fiscalização, Regularização e Despachos”, com a finalidade de esclarecer algumas etapas e procedimentos que são realizados pelas empresas que fazem exportação. Entre os participantes da banca, participou o delegado da Receita Federal de Roraima, Roberto Paulo.
“Nosso interesse neste evento era que o empreendedor tivesse a oportunidade de colocar suas dúvidas acerca dessa integração com o Caricom, e definir um caminho esclarecedor para eles sobre as possibilidades que o mercado internacional em Roraima pode contribuir com a geração de emprego e consequentemente de renda”, pontuou, Eduardo Oestreicher.
“Essa parceria do Sebrae/RR com vários órgãos do estado sobre este assunto de comércio internacional com países vizinhos, traz segurança para o investidor, em especial para aquele que ainda não está exportando, mas quer entrar nesse neste ramo, visto que, ter várias instituições parceiras trazendo informações e óticas diferentes a respeito das questões do comércio internacional é uma excelente iniciativa para firmar futuras parcerias para esses microempreendedores”, reforçou o delegado da Receita Federal de Roraima, Roberto Paulo.
O cônsul da Guiana, Roger King, ressalta que criar essa boa relação entre os dois países encoraja e motiva que outros países da América do Sul e países que fazem parte da Caricom a participarem desta parceria.
“Encontros como este, permite que o mercado consumidor tenha acesso às mercadorias que não estão disponíveis em seu país internamente, além de oferecer a internacionalização de produtos e serviços de diversos segmentos da região para um âmbito maior como é o de exportação”, reforçou o cônsul.
De acordo como esclareceu o diretor presidente da Amatur e presidente da Câmara do Comércio Brasil/Guiana, Remídio, a parceria comercial entre Guiana e Caribe quando as possibilidades de investimento no mercado internacional, é um momento ímpar para os negócios de exportação e importação, reunindo os empresários, os órgãos do governo e as entidades deste setor do comércio.
Jorge Lopes, 61, é produtor rural do segmento de hortifruti em Roraima, ressalta que a falta de mercado é um desafio e que ter essa chance de crescer e evoluir seu negócio é animador.
“Vender em quantidades maiores é o que busco, dessa forma, encontrar novos ambientes de comércio é uma possibilidade de fazer com que esse sonho se torne algo real e positivo não somente para o meu empreendimento, mas para toda a classe do empreendedorismo roraimense”, afirmou o produtor.
O evento contou com o apoio do Governo do Estado de Roraima, por meio da SEADI (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), ADERR
(Agência de Defesa Agropecuária), Receita Federal (Unidade Roraima), Embrapa Roraima, Embaixada da Guiana, Embaixada de Barbados, Mapa (através da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima -SFA/RR), Polícia Federal, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Câmara de Comércio Brasil/Guiana,União Center, Amatur, Fly Airways, Hotel Aipana Palace, Bebidas Monte Roraima e Serra Verde.