
Mostrando o que há de melhor no mercado bancário, o quarto dia da Semana do MEI promoveu um encontro entre agentes financeiros e microempreendedores, para falar sobre a importância da utilização do crédito consciente e seus benefícios para o crescimento de um negócio. O diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, Almir Sá, ressalta que orientação de crédito é fundamental para os micros e pequeno empreendedores.
“Esses conhecimentos são importantes tanto para os MEIs ou aqueles que querem empreender ou estão empreendendo, pois, entender sobre gestão de negócio traz benefícios para seu empreendimento fazendo com que seu lucro multiplique”, disse.
Nesta quinta-feira (25), as tendas de atendimento também realizaram outras atividades como palestras sobre “finanças pessoais”, “passos para regularizar os débitos da dívida ativa”, “como aumentar seu score”, e oficina sobre “desenvolvimento de modelo de negócio”.
O gerente da Sicoob Amazônia, Matteus Henrique, pontua que a Semana do MEI deste ano tem um diferencial, pois além das linhas de crédito, eles puderam apresentar um modelo dinâmico de interação com os empreendedores sobre educação financeira.
“A importância destes tipos de ação sobre crédito consciente para os microempreendedores é justamente para eles saberem aplicar esse dinheiro da melhor forma em sua empresa”, reforçou o gerente.
-
-
Para o gerente de pessoa jurídica do Sicredi, Suelton Melo Bezerra da Silva, eventos desta categoria preveem grande apoio ao empreendedor e fortalecem os pequenos negócios, pois propaga informações importantes para que possam alavancar seus negócios.
“O Sicredi está há um ano aqui no estado, sendo referência na concessão de créditos para os microempreendedores, então a parceria com Sebrae/RR permite que mais negócios possam ser alcançados e dessa forma, fazer com que essas empresas se desenvolvam”, citou.
Conforme o assistente de atendimento do Banco da Amazônia, Nilson José de Jesus Chagas, a pandemia fez com que alguns empreendedores perdessem acesso a créditos, e ter uma programação que possibilite e ofereça esse tipo de orientação e serviço, coopera com o desenvolvimento desses negócios.
“O Sebrae/RR é um parceiro que possibilita essa aproximação dos bancos com os microempreendedores, então esse momento é de grande proveito, pois nós estamos aqui com a finalidade de apoiar esses empreendedores que contribuem com a geração de renda e empregos locais”, pontuou Chagas.
“Como parceiro de crédito, a importância desse evento é trazer informação para esses empreendedores saberem direcionar o recurso do crédito e aplicarem de forma correta trazendo retorno de capital para o empreendimento dele”, afirmou a gerente de atendimento e crédito da Desenvolve Roraima, Yáskara Kalffman.
“Estamos trazendo várias novidades nesta Semana do MEI e participar de uma capacitação financeira que apoia os empreendimentos dos microempreendedores individuais roraimenses é de extrema importância”, explicou o superintendente do Banco do Brasil, Thalles Tavares.
Incentivo ao microempreendedor
O empreendedor, José Santiago Guerrero, confecciona bolsas e sacolas biodegradáveis e relata que iniciar um negócio não é fácil, ainda mais quando você realiza isso em outro país.
“Sou venezuelano, e ter um espaço de capacitações e aprendizado como este realizado na Semana do MEI, é um incentivo para dar continuidade ao meu empreendimento, pois a oficina de crédito consciente te ensina a direcionar o seu capital e ter sucesso nisso”, esclarece o Guerrero.

José informa que cada dia tem sido uma experiência imersiva e que isso vai ajudar na ampliação da sua empresa.
“Meus produtos contribuem com o meio ambiente e oferece utilidade para o dia a dia, então tudo que tenho absorvido nessas palestras tem mudado minha visão empreendedora de forma positiva”, finalizou o empresário.
Dia do crédito
Espaço dedicado para falar sobre a utilização consciente do crédito bancário e de como ele pode destacar a empresa e ser o grande aliado para crescer e aparecer. Como instituições apoiadoras temos a Sicoob Amazônia e Sicredi, e ainda, a parceria da instituições de crédito e financeiras Desenvolve RR, Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Prospera Santander.
O evento conta também com os parceiros: Governo de Roraima, Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima – Sefaz/RR, Junta Comercial – Jucerr, , Receita Federal, Prefeitura de Boa Vista, Prefeitura de Rorainópolis, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Vigilância Sanitária Municipal, Superintendência da Zona Franca de Manaus em Roraima – Suframa, Federação das associações comerciais de Roraima – Facir, Senai/RR, Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista – CDL, Faculdade IEDi, Pigz e Stone.
