Apesar de muitas pessoas não saberem o que é uma startup, elas estão presentes no dia a dia de praticamente todo mundo. Iniciativas como Netflix, Spotify, iFood, Uber e Nubank mudaram a forma das pessoas consumirem filmes, séries e músicas, de pedir comida por delivery, de se locomover e até mesmo de mexer com o próprio dinheiro.
Esse foi o tema central da palestra “Papo de Startup: O que é? Do que vivem?”, ofertada na programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), no parque Germano Sampaio, no dia 23 de maio. O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae/RR).
O bate-papo foi conduzido pelo gestor de startups do Sebrae/RR, Luã Andrade. Ele explicou que o primeiro passo para empreender no mundo das startups é encontrar um problema que precisa ser solucionado.
Ele exemplificou com casos de sucesso como os streamings de vídeo, que acabaram com a necessidade de ir até uma locadora para alugar um filme, e os streamings de música, que vêm moldando a indústria e diminuindo a venda de álbuns físicos.
Na área de finanças, temos as fintechs como o Nubank. Hoje em dia, as pessoas têm um banco menos burocrático e sem taxas de manutenção dentro do celular. Todas essas startups pensaram em um problema a ser solucionado e hoje estão consolidadas no mercado
Com um problema a ser solucionado em mãos, o passo seguinte é entender a atual estrutura de mercado e verificar se a execução da ideia é viável. A partir daí é preciso entender a estrutura do mercado, construir um modelo de negócios e validar a ideia.
Para levar a ideia adiante é preciso de um time brilhante, pessoas que estejam engajadas com ideia e dispostas a trabalhar. Com o negócio em andamento, é preciso fazer uma ótima gestão dos clientes e ir atrás do Smart Money, como são chamados os investidores no mundo das startups
O médico urologista, Mário Maciel Júnior, junto com outros parceiros e estão desenvolvendo uma startup na área da saúde. A ideia já está formatada e o modelo de negócios encaminhado. Ele aproveitou a palestra sobre o tema para tirar dúvidas e ficar um pouco mais por dentro do assunto.
O Sebrae/RR está de parabéns por essa iniciativa de proporcionar na Semana do MEI uma palestra sobre startups com conceitos tão relevantes e inovadores para todos nós aqui da comunidade roraimense
Startup Day
Após o fim da Semana do MEI, no dia 27 de maio, o Sebrae promoverá, em todo o Brasil, o Startup Day. Em Boa Vista, o evento será no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), na avenida Glaycon de Paiva, nº 1820, no bairro Mecejana.
A programação abordará temas como Startup do zero: da ideia à operação, startups do agronegócio, desenvolvimento de comunidades, investimentos em startups, inovação aberta, mulheres na tecnologia e muita conexão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela Loja do Sebrae Roraima no endereço eletrônico: loja.rr.sebrae.com.br.
Os interessados em participar desta programação podem acessar o link para mais informações: https://rr.agenciasebrae.com.br/inovacao/chegou-a-hora-de-acelerar-vem-ai-o-startup-day-2023/
SERVIÇO
O quê: Semana do MEI 2023
Período: 22 a 26 de maio de 2023
Informações: (95) 98404-4234 e 0800 570 0800
Locais: Tenda Canaã (Praça Germano Augusto Sampaio – Rua Carmelo, 1149, Nova Canaã) / Tenda Caranã (Av. Carlos Pereira de Melo, 350, Caranã) / Rorainópolis (Av. Senador Hélio Campos, 2590, Cidade Nova)
Inscrições gratuitas: Vitrine do MEI – Sebrae

