-
Com o objetivo de compartilhar boas práticas dos programas de apoio empresarial implantados e desenvolvidos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu – programas referência para todo o Brasil, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), comitiva da Missão de Políticas Públicas de Roraima participa nesta terça-feira (16) de reunião para conhecer o trabalho realizado pelo município.
O encontro, que aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), foi conduzido pela secretária da Fazenda Salete Horst e o consultor e Gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Marcelo Padilha e contou com a presença de secretários e prefeitos dos municípios de Roraima, além de equipe técnica e superintendente do Sebrae/RR.
“Poder falar um pouco do programa Foz desenvolve, dessa política pública de desenvolvimento, nos dá muita honra, pois para desenvolvermos esse programa, também tivemos que observar diversas práticas do Brasil. Essas trocas de experiências são muito significativas para ambos, pois sempre conseguimos agregar e aprender mais,” explanou a secretária Salete.
Participação de Roraima
Osmar Filho, prefeito de Caroebe, agradeceu o Sebrae de Roraima pelo convite e disse que o intuito é implantar políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento do município.
“Temos na agricultura e na pecuária nossas principais fontes de renda, mas estamos iniciando o turismo em nossa região, e para que possamos nos desenvolver de fato, precisamos aprender com vocês e levar aquilo que é bom”, comentou.
Joner Chagas, prefeito de Bonfim, cidade de fronteira com a Guiana, disse que o município está na rota do desenvolvimento e parcerias como esta – com a Prefeitura de Foz – contribuem para a implantação de novas ações.
O Prefeito de Cantá, André Castro, disse que Foz do Iguaçu é referência nacional e serve de modelo para os demais municípios.
“Temos uma realidade muito diferente do Sul do Brasil, com comunidades indígenas, pontes, vilarejos, uma economia baseada na agricultura e uma extensão territorial muito grande. Nosso estado está em fase de desenvolvimento e com vontade política teremos novas e melhores ações implantadas”, afirmou André Castro.
Para a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR (UPPDT), Elissandra Costa, os projetos conhecidos na oportunidade dão gás para que Roraima venha a agregar as boas práticas.
“Os projetos nasceram a partir do programa Cidade Empreendedora, que tem envolvimento direto com os pequenos negócios. Está sendo uma grande oportunidade para demonstrar como nasceram os programas, a partir de legislações e decretos que podem ser trazidos para Roraima.
-
Elissandra também salientou que conhecer a ‘Central do empreendedor’ foi edificante, visto que estabelecimento funciona em Foz em um nível muito desenvolvido e preparado para as necessidades dos empreendedores da região.
“A atuação do Sebrae/RR no campo das políticas públicas se fundamenta no apoio ao desenvolvimento das potencialidades e vocações empreendedoras em cada município do nosso Estado. Então, essa troca de experiências e a oportunidade de conhecer as práticas que estão dando certo em municípios que são referência neste sentido, vão contribuir para a implementação de ações e projetos para fortalecer os pequenos negócios”, salientou o superintendente Baú.
Fazendo parte da missão institucional, estão Osmar Filho (Prefeito de Caroebe), Eclesearte Maciel (Secretária de Agricultura de Caroebe), Júnior Albuquerque (Secretário de Administração e Finanças de Caroebe), Luiza Maura (Prefeita de São João da Baliza), Luis Paulo (Secretário de Meio Ambiente e Turismo de São João da Baliza), Benisio Souza (Prefeito de Uiramutã), Denis Thomé (Secretário de Planejamento e Finanças de Uiramutã), Joner Chagas (Prefeito de Bonfim), Jaqueline Carvalho (Secretária do Trabalho e Promoção Social de Bonfim), Fabiana Oliveira (Agente de Desenvolvimento de Rorainópolis), Marina Pereira (Secretária de Desenvolvimento Social de Rorainópolis), André Luís Castro (Prefeito de Cantá), Emerson Baú (Superintendente do Sebrae/RR), Elissandra Costa (Gerente da UPPDT) e Rodrigo Rosa (Analista da UPPDT).

