ASN RR
Compartilhe

Mulheres compartilham histórias de inovação e criatividade no Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Em 26 de abril é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da UFRR Universidade Federal de Roraima (UFRR), promoveu um bate-papo com mulheres que têm se destacado no cenário da inovação e da criatividade em Roraima. Em um ambiente descontraído, o público teve a oportunidade de participar e interagir com as palestrantes.

A coordenadora do PROFNIT, Georgia Ferko, conta que foram selecionadas cinco mulheres para compartilhar suas histórias de inovação e seus processos criativos e de que forma isso tem transformado a vida delas.

Todas essas mulheres enfrentaram desafios para inovar, criar e se consolidar no mercado. Aqui, elas tiveram a oportunidade de mostrar o que estão fazendo que possivelmente possa resultar em uma patente ou um registro de marca. Essas são formas de se proteger intelectualmente

A coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae, Graciela Missio, uma das palestrantes, explicou que a propriedade intelectual ainda é um tabu, mesmo nos tempos atuais, e que as pessoas ainda não sabem como proteger suas criações.

A ideia do encontro é mostrar para as mulheres que elas devem se empoderar do que elas produzem, seja um registro de marca, uma patente ou algo voltado pra inovação. Quem não registra, como diz o ditado, não é dono

Uma outra palestrante que compartilhou uma ideia inovadora foi a advogada e mentora emocional Danielle Acássia. Coautora do livro “As Donas da P* Toda”, onde ela conta como uma experiência de violência doméstica a motivou a se tornar independente. Por meio de sua história de vida, ela transforma a dor em autoestima. Ela faz parte de um projeto nacional que leva o mesmo nome do livro.

Durante a pandemia, o meu escritório, assim como várias outras empresas, fechou as portas. Nesse período comecei a ouvir que o índice de violência doméstica aumentou muito. Com muita honra fui a São Paulo representar o norte e minha história foi selecionada para esse livro

Outra mulher que também contou um pouco sobre ideias inovadoras foi a perita criminal da Polícia Civil e empresária Andréa Sant’Ana. Ela comanda a Galeria Jaty, um negócio que leva a cultura regional para fora de Roraima, alcançando mercados no Sudeste do Brasil e até mesmo na Europa.

No espaço, ela comercializa a cultura por meio de artesanatos indígenas e de populações tradicionais da Amazônia. A ideia central do empreendimento é fazer parceria com os produtores, auxiliando-os na venda e movimentando a economia local.

No nosso site contamos a história de produção de cada material, esses produtos artesanais e também a história das comunidades. A ideia é levar a história das comunidades pra o comprador, que não compra apenas um produto, mas fica sabendo de toda a história por trás daquele objeto

Durante o encontro também foram apresentadas mais duas ideias inovadoras. A servidora da Receita Federal Socorro Marques compartilhou a história de um projeto idealizado por ela que dá novos destinos para os produtos apreendidos nas fronteiras internacionais de Roraima. Roupas, sapatos e outros itens que antes teriam como destino a destruição ou incineração, são descaracterizados e doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Já a artista Leidiana Albuquerque compartilhou a história da Wazaká, uma marca própria de roupas com estampas criadas por ela baseadas em vivências da infância no interior de Roraima e outras inspirações artísticas.

Ao final das falas das palestrantes quando franqueada a palavra alguns ouvintes relataram também suas inovações e desafios enfrentados e registraram a importância do evento em dar visibilidade a história de mulheres que espirras e fazem a diferença na vida de outras pessoas com suas ações. Toda essa troca de experiência foi permeada por um coquetel com um brinde às conquistas!