
O I Fórum de Desenvolvimento Regional da ADES realizado na Sede do Sebrae, nos dias 27 e 28 de abril, foi um verdadeiro sucesso. o evento foi uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Lavrado em Ação (ADES) em parceria com a Instituição.
Para entender melhor, o Lavrado em Ação é uma Agência para Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Região Central, que abrange os municípios de Cantá, Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí e Bonfim, com objetivo de enfatizar a importância da ecoregião do lavrado, justamente para potencializar os recursos naturais do estado.
Nesse sentido, a Agência foi criada a partir das ações do Programa Lider do Sebrae/RR que, por sua vez, iniciou no primeiro semestre de 2019 e, ao longo de oito meses, foi constituído um grupo de lideranças com o objetivo de criar uma Agenda Regional de Desenvolvimento, atuando de forma coletiva, envolvendo e sensibilizando representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas e terceiro setor pertencentes à região.
Em suma, o evento teve como principal objetivo agregar mais líderes ao grupo, tendo obtido resultados positivos, conforme detalhou o analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Rodrigo Rosa.
“Fazemos um balanço super positivo desses dois dias até porque o principal objetivo foi apresentar a proposta da Agência de Desenvolvimento para as novas lideranças. Isso resultou em 25 novas lideranças dos cinco municípios da região central que puderam conhecer o trabalho realizado”, disse.
A programação ocorreu ao longo do dia 27 e pela manhã do dia 28 de abril. O consultor do Sebrae Nacional, Rômulo Rende, foi o responsável por ser o facilitador do evento em que apresentou a Metodologia Participativa por meio de informações, dinâmicas e exercícios.
“Buscamos sensibilizar e mobilizar os líderes para aderirem à Agência. Por isso, está previsto na metodologia para que possa andar com os próprios pés e ter o Sebrae como um dos apoiadores”, completou.
MOMENTO QUE AGREGOU
A secretária de Turismo do município de Bonfim, Francisca Santos, faz parte do Lavrado em Ação desde quando iniciou. Ela participou do Fórum e viu o momento como algo que agregou ainda mais, assim como outros eventos.
“Eventos como este é uma ampliação do que já construímos desde o princípio, então cada vez mais a gente vem aprendendo mais e isso é essencial”, disse.
“Conheci a iniciativa por meio de uma amiga e agora tenho uma perspectiva muito boa e agora é correr atrás para desenvolver os trabalhos”, completou Rosé Ferreira que é a mais nova integrante da iniciativa.
