Os desafios para empreender podem ser menores ou encarados de uma forma mais assertiva se você se prepara. Para que mais empreendedores em Roraima estejam prontos e consigam o sucesso nos negócios, o Sebrae promove o Empretec. Um seminário intensivo e imersivo de seis dias em que é possível sair da ideia para o funcionamento pleno da empresa.
Neste sábado, 1º de abril, mais uma turma se formou. Os, agora ‘empretecos’ (como é chamado quem conclui o Empretec), foram premiados. As empresas que conseguiram bater meta receberam uma placa de reconhecimento especial do Sebrae.
O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, esteve presente e incentivou os empreendedores a continuarem os negócios. Ele relembrou que o Empretec foi um divisor de águas na carreira dele e, por isso, espera que a experiência seja a mesma para os demais.
Eledilson Baia foi um dos que conseguiu se destacar ao criar uma floricultura junto dos sócios do Empretec. O empresário, há mais de seis anos do ramo de alimentação, conta que decidiu se capacitar mais e investir em outras áreas, por isso quis participar do Seminário.
Vim aqui para buscar vencer meus próprios limites. Ao longo de 20 anos, nunca tinha sentado em uma cadeira para conversar ou receber algum tipo de orientação de como se começa, como é o meio e o final. Aqui dentro do Empretec você sabe como começar e como encarar as dificuldades
Muito do que ocorre no Empretec é único. Conteúdos e experiências exclusivas apenas para os inscritos. Mesmo em tom de seriedade, os interessados a empreender encaram ao longo de uma semana desafios de forma motivadora e divertida em um período que parece uma competição entre equipes, mas que ambas se incentivam, com aplausos e abraços contagiantes ao avançarem com os negócios.
Tudo é organizado e coordenado pelos facilitadores. Nirval Queiroz é um deles. O ‘empreteco’ tem uma história de sucesso nos negócios e compartilha o que sabe e o que viveu no treinamento. Sem contar nas dicas dadas por ele para cenário favorável, segundo ele, para investir.
O sucesso de um negócio é a capacidade que o gestor dessa empresa tem de olhar e compreender o que está acontecendo no mercado para identificar as oportunidades existentes e a partir de aí investir em cima disso
Pela turma que se formou para o Empretec, foi possível perceber que inúmeras pessoas de diferentes áreas estão em busca de empreender, nos ramos que formados e até mesmo em outros setores. Nesta edição participaram pessoas de diferentes idades e carreiras, como, por exemplo, ex-deputados, profissionais da saúde, da educação, além de empresários experientes que buscam melhorar e expandir os negócios.
O interesse de diferentes públicos pelo mundo dos negócios é justificado em pesquisa. Conforme o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, Boa Vista está entre as 10 melhores do Brasil para empreender.
EMPRETEC
É o principal programa de formação de empreendedores do mundo. A iniciativa é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) realizado em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.