‘Potencializando Ideias de Negócios’ foi a temática abordada no evento voltado para professores e acadêmicos de Administração, além de alunos de demais cursos da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
E para apresentar aos acadêmicos e docentes do curso de Administração da UERR, o papel do Sebrae na sociedade, a programação iniciou com uma mesa redonda para explanar sobre a instituição e seus projetos, como Competitividade Empresarial: Impulsionando pequenos negócios.
Entender o que que é a instituição, a sua abrangência, forma de atuação e além de tudo oferecer uma conversa com empresários, que têm conhecimentos sobre inovação, foram alguns dos objetivos da ação para os alunos perceberem as vertentes do estudo na universidade e a prática de mercado.
Participaram da primeira mesa redonda da noite, o superintendente do Sebrae/RR Emerson Baú; o analista responsável pelo Sebrae Agronegócio, Ricardo Belém e a mediação ficou por conta de Graciela Missio, gerente da Unidade de Educação empreendedora.
Em seguida a conversa da segunda mesa redonda foi mediada pelo analista técnico do Sebrae, Luã Andrade, sobre os cases de sucesso com os empresários Amaury Cerqueira da Treeback e Jessyka Soares do Espaço Gastronômico Maktub.
Para Baú o momento foi ideal para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios, além de abordar projetos da instituição.
Para o Sebrae atuar de forma mais consistente, precisamos ampliar as nossas ações, agir de forma efetiva com os parceiros. A UERR é um exemplo disso nesta noite, alunos de administração, contabilidade, economia e de outros cursos puderam conhecer a abrangência da instituição
Patrícia Gonçalves, professora e coordenadora do curso de Administração da UERR, explicou que muitos alunos iniciaram os estudos durante a pandemia, por isso já existia a necessidade desses encontros.
Os alunos clamam por presença pós-pandemia, ter essa prática se tornou mais necessária. É importante esse momento para conhecer o Sebrae, que tem essa missão como o empreendedorismo, e também para ouvir essas experiências de empresários que tanto podem agregar na carreira desses futuros administradores
Então falou em empreendedorismo, falou em Sebrae. A missão da instituição é justamente promover ações que fomentem essa área nos mais diversos segmentos.
“Mas por que esse público-alvo?”, você deve estar se perguntando. Bem, para entender melhor, o curso de Administração tem como objetivo formar bacharéis com perfil técnico científico e empreendedor, aptos para atuar nas áreas pública, privada e terceiro setor, gerenciando e compreendendo as mudanças de âmbitos social, econômico, tecnológico e político, com ações pautadas em princípios de responsabilidade socioambiental e capacidade crítico-reflexiva.
Observar a teoria na prática é muito interessante, como explica Letícia Fernandes, aluna do 7º período do curso de Administração da UERR, que se sentiu motivada a iniciar projetos e empreender.
Entender como esses empresários seguiram em frente, ouvir a realidade que eles já vivenciaram, é uma expectativa e uma confiança diferente da teoria, mas que funciona. Nos traz incentivo para criar algo que pode agregar tanto pra faculdade como na prática do dia a dia
