ASN RR Atualização
Compartilhe

Agricultores do sul de Roraima aprendem a implantar e manter um minhocário com ajuda do Sebrae

Produtores de Rorainópolis participaram de oficina teórica e prática
Por Ascom Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

A implantação de um minhocário pode trazer vários benefícios para a plantação. As minhocas se alimentam de restos orgânicos, como folhas e cascas de frutas e legumes, tornando-se um adubo natural conhecido como húmus.

O Agente Local de Inovação Rural é um programa do Sebrae/RR destinado aos empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. E foi com esse objetivo que a oficina “Como implantar e manter um minhocário”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Kaio Gandhi, foi aplicada no sábado, 18 de março, no Sítio Florêncio em Rorainópolis/RR.

Com a participação de 12 produtores rurais, a oficina proporcionou conhecimento de forma teórica e prática aos empreendedores atendidos pelo Programa ALI Rural, que trabalham com agricultura orgânica em Rorainópolis.

“Esperamos que os participantes da oficina possam colocar em prática o conhecimento adquirido, melhorando tanto a adubação da plantação como a pesticida natural”, pontuou Itamira Soares, gestora ALI Rural.

Francisca Moura, começou a empreender na feira e conta como a oficina vai ajudá-la em sua plantação de verduras.

“Cultivo cheiro-verde, couve, cebolinha, alface, rúcula e salsa. Comecei vendendo na feira e gostei muito e, por isso, hoje tudo que planto, comercializo. Estou empolgada com o minhócário, pois aprendi muito e espero ter resultados em breve, assim como o aumento da renda”, comentou.

Missinalva Andrade, atua há 19 anos no mercado de horticultura e traz boas expectativas após a participação na oficina.

“Eu e minha família começamos com uma pequena estufa produzimos hortaliças e vendendo, logo observamos que daria resultado, então resolvemos investir mais. Fizemos um projeto e através dele conseguimos aumentar as nossas estufas. Acredito que esse aprendizado do cultivo de minhocário vai auxiliar a expandir a plantação dos meus produtos e as vendas”, disse.

Itamira comenta sobre o funcionamento do Programa ALI Rural e o atendimento do Sebrae/RR aos produtores.

“Desenvolvemos o trabalho em 8 encontros individuais e 2 coletivos, com o uso de ferramentas de modelagem, desenvolvimento para a inovação dos negócios rurais. Atendemos 45 produtores por ciclo, e cada ciclo tem duração de 8 meses de acompanhamento”, explicou.

O programa visa fortalecer os pequenos negócios rurais por meio de ações de promoção do extensionismo tecnológico com estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores.

Conheça o programa de inovação feito sob medida para o produtor ou a produtora rural

Um Agente Local de Inovação realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural/empresário e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento e/ou redução dos custos.

O ALI está junto com o empresário tornando o empreendimento mais produtivo. Interessados em serem atendidos pelo programa, podem contatar o Sebrae através do telefone (95) 2121-8060.

SOBRE O OFICINEIRO

Kaio Gandhi Matos de Araújo, é formado em engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), consultor técnico do Sebrae atuando na área da fruticultura, instrutor do SENAR/RR, e atua na área de produção de mudas e enxertia, agroecologia, produção de orgânicos e plantas medicinais.