ASN RR Atualização
Compartilhe

Conexão InovAtiva chega em Boa Vista com programação especial

Evento discutiu o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na região
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Abertura com o Diretor de Administração e Finanças Almir Sá

O evento Conexão InovAtiva: Acelera Boa Vista aconteceu na noite desta terça-feira, no dia 28 de fevereiro, no edifício Airton Dias do Sebrae Roraima, com uma programação especial que discutiu o desenvolvimento do empreendedorismo inovador no estado.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RR, Almir Sá, deus as boas-vindas para os participantes com uma mensagem de encorajamento.

“A vida é um eterno aprendizado e temos que ser cada vez mais criativos. Reforço que o Sebrae está de portas abertas para ajudar no seu negócio”, enfatizou.

O momento contou com a presença da interlocutora da Associação Brasileira de Startups (Abstartup), Morganna Tito. Ela pontuou o principal objetivo do evento.

“Viemos a Boa Vista para estimular mais o ecossistema de inovação empreendedora, trazer mais essas ações de novas startups e gerar mais resultados com mais empregos no estado”, disse.

É a primeira vez que o evento é realizado na capital roraimense. Morganna explicou como se deu a escolha da cidade.

“Fizemos um mapeamento dos ecossistemas empreendedores inovadores e a partir do início dessa coleta de dados, vimos o baixo engajamento que tínhamos com o ecossistema de Roraima. Então, trouxemos o evento para começar a entender, estudar e ajudar um pouco mais e estar mais presente”, especificou.

Durante a programação, a interlocutora Morganna deu detalhes sobre o que é o InovAtiva e fez troca de conhecimento com os presentes. Além disso, foram realizados os chamados pitchs invertidos.

Participaram dos pitchs: Daniel Zechinatto (Coordenador de Corporate Venture da ENEVA), Reginaldo Rubhi (Coordenador de Indústria Criativa e Inovação Sustentável da SEADI), Professora Elaine Ramires do IFRR Campus zona Oeste, Antônio Celso Albuquerque Filho (Secretário Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital de Boa Vista), Elemar Favreto (Coordenador do Programa Centelha da FAPERR), e Luã Andrade, analista técnico da Unidade de Gestão da Inovação e Mercado (UGIM) e gestor da Carteira de Startups do Sebrae Roraima.

Luã destacou que o Sebrae tem como um de seus propósitos a inovação e, por isso, a importância de fomentar cada vez mais projetos inovadores que levem solução para o mercado.

“Sabemos que o mercado tradicional sofre algumas dores que podem ser solucionadas por meio de startups, que são modelos de negócios ágeis, escaláveis e que possuem um poder muito rápido de rentabilidade”, exemplificou.

Também houve a apresentação do case de sucesso da startup Pigz (Orange Labs), com Rodolfo e Rodrigo Lima, e uma mesa de conversa com a Coordenadora do PROFNIT da UFRR, Georgia Ferko, juntamente com Amaury Cerqueira da startup Treeback.

O participante Yule Brasil finalizou a programação falando sobre o Ecossistema Local de Inovação boa-vistense.

Você conhece o InovAtiva?

O InovAtiva é uma política pública que promove, há dez anos, um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) em Co execução em rede com Impact Hub e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

O que é uma startup?

Uma Startup é uma empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve um problema.

Existem algumas condições que tornam uma empresa reconhecida como Startup. Entre elas, podemos citar o cenário incerto, já que o modelo de negócio de uma Startup geralmente não foi testado e traz particularidades que precisam ser provadas.

Outro fator de incerteza entre as startups é a sustentabilidade de mercado, pois é preciso que este negócio seja sustentável ao longo do seu crescimento.

Programa Startup Roraima 2023

Em 2023, o Sebrae/RR oxigena o circuito do Ecossistema Local de Inovação Boa-vistense com projeto voltado para startups em processo de ideação e validação. A intenção é rodar pelos centros acadêmicos e profissionalizantes com eventos de ativação, passando pelo Ciclo de Pré-aceleração, aproximação com potenciais investidores e eventos de conexão como o Startup Day.