-
O Sebrae Roraima promoveu, entre os dias 6 e 9 de novembro, uma missão empresarial ao Festuris Gramado, a Feira Internacional de Turismo, no Rio Grande do Sul. A iniciativa reuniu empreendedores do projeto Trade Turístico do projeto setorial do Sebrae, com o objetivo de fomentar conexões, ampliar conhecimentos e estimular a adoção de novas práticas no setor turístico roraimense.
A comitiva incluiu representantes de segmentos diversos ligados ao turismo, como agências de viagem, operadoras de pacotes turísticos nacionais e internacionais, empresas de transporte, hotelaria e gastronomia. De acordo com Karen Telles, gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae Roraima (Ucompe), a composição variada fortalece a cadeia como um ecossistema integrado.
O objetivo principal é esse, estabelecer conexões, identificar possibilidades de parcerias. Nós tivemos a experiência de alguns empresários que já conseguiram ter uma conversa inicial com empresas aqui da Serra Gaúcha e que têm atuação também em outros estados para que as ofertas de pacote para o nosso público roraimense possam ser ampliadas e facilitadas. Enfim, uma feira onde foi possível dar um pontapé inicial em novos negócios, conhecer novas experiências, práticas, modelos de gestão, a atuação inclusive do poder público no sentido de favorecer um ambiente favorável ao desenvolvimento do turismo, tudo isso por meio das palestras, das mentorias e também do contato direto com cada um dos expositores com os quais eles tiveram a oportunidade de interagir. Destacou
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a palestras, painéis temáticos e à feira de negócios, que contou com expositores de diversos estados brasileiros e países como Argentina e Cuba. A missão também incluiu visitas técnicas e experiências guiadas em pontos turísticos da região.
Os empresários puderam aprender novas técnicas, vivenciar experiências diferentes e observar práticas que podem ser adaptadas à realidade do turismo em Roraima. O objetivo é que essas vivências se convertam em inovação e melhoria da oferta turística local
Para a empresária Genesis Arevalo, proprietária do restaurante Mr. Pepito, a oportunidade reforçou o compromisso com a excelência no atendimento.
Viemos ao Festuris com o intuito de inovar e conhecer o que está acontecendo no mercado para complementar a experiência que oferecemos aos nossos clientes. O nosso foco sempre foi a excelência, então participar dessa missão é uma forma de aprender e levar mais inovação para o público de Roraima
afirmou.
A missão faz parte das ações contínuas do Sebrae para fortalecer o turismo como vetor econômico estratégico, ampliando a competitividade dos empreendimentos locais e promovendo posicionamento de mercado.
-
O Festuris Gramado
O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo é considerado um dos principais encontros de negócios do turismo na América Latina. Realizado anualmente desde 1989, o evento reúne destinos turísticos nacionais e internacionais, empresas aéreas, redes hoteleiras, operadoras, agentes de viagem e fornecedores do setor.
A feira é conhecida por seu foco em networking qualificado e geração de negócios B2B, além de apresentar tendências, inovação, produtos e experiências turísticas. A programação inclui áreas temáticas especializadas, conteúdos para profissionais, rodadas de negócios, painéis e espaços voltados para destinos e marcas que buscam posicionamento competitivo no mercado global.

