ASN RR Atualização
Compartilhe

II Seminário de Dados e IA: Sebrae iniciou a programação do evento nesta manhã

Pela tarde, mais duas palestras encerram o evento
Por Jhennifer Silva - Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Iniciou na manhã de hoje (4) o II Seminário de Dados e IA promovido pela Coordenação de Inteligência de Dados do Sebrae Roraima, um evento que visa capacitação empresarial sobre análise de dados e inteligência artificial com foco em negócios.

Com o objetivo de promover conhecimento e apresentar boas práticas no uso de dados e inteligência artificial aplicada aos pequenos negócios e em diferentes setores, o seminário reuniu na primeira parte da programação, pessoas físicas, empresários e empresas que buscam impulsionar seus negócios por meio de dados e inteligência artificial, melhorando a eficiência dos seus empreendimentos com tecnologia, inovação e estratégias.

O analista da Coordenação de Inteligência de Dados (CID) do Sebrae Roraima, Wesley Trajano, é o idealizador do evento e segundo ele, a iniciativa surgiu com “intuito de levar informação, conhecimento, inovação e as principais tendências do mercado no mundo de dados e inteligência artificial”. O analista ressaltou ainda a importância do uso de dados no ambiente corporativo para otimização de trabalho:

“Esse ano a gente vem com a segunda edição do seminário que é focado no uso de dados de forma estratégica como um ativo corporativo diferencial competitivo, afinal os dados hoje nos inundam a cada dia e a gente tem que usá-los a nosso favor. Provavelmente vamos trazer a terceira edição para o ano que vem e o tema é sempre focado em dados e uso da inteligência artificial para direcionar a sua empresa. É um evento focado para micro e pequenas empresas, mas também é aberto para pessoas físicas que queiram aprender sobre o mundo de dados e o uso da inteligência artificial.”

A programação:

O primeiro palestrante da manhã foi o especialista Henrique Portela com a palestra “Uso de dados e pensamento analítico na era da IA”, que fez um comparativo entre IA e diferentes tipos de inteligências humana. O palestrante destacou os principais pontos:

“Na palestra eu abordei a necessidade das pessoas pensarem no uso dos dados em suas empresas para que os dados ajudem e viabilizem o bom uso da inteligência artificial. Passamos pela comparação da inteligência humana com a inteligência artificial, abordando os nove tipos de inteligência humana segundo Gardner, comparamos com o uso da IA, mostramos que a IA aprende com os dados e que é necessário pensar nos dados para gerar diferencial em IA. Por outro lado também trouxemos a necessidade de começar a usar IA hoje. Vamos buscar o equilíbrio entre usar IA hoje com os dados que se tem, mas cuidar dos dados para gerar diferencial no futuro.”

O professor e especialista em Inovação, Futuro, IA e Computação Quântica, Gil Giaderlli deu sequência na programação e realizou a palestra “A importância do uso Dados e IA no mundo dos negócios”. Ao final, Gil apresentou um modelo de robô humanoide e impressionou o público.

“É uma honra estar aqui para falar sobre dados e economia da inteligência artificial. Eu falei dessa floresta de humildades, onde tudo que nós aprendemos ou aplicamos até aqui nos trouxe para a próxima fase. Eu trouxe mais de 50 tipos de exemplos de como a AI está invadindo a nossa vida e como ela faz parte desse momento que é igual a eletricidade, está ficando invisível. E também falei sobre a sociedade 5.0, uma sociedade que ou vai colocar todos no centro, ou o mundo será de todos, ou não será de absolutamente ninguém. E no final eu fiz o ponto de colocar o ser humano no centro de tudo, porque o que é mais importante não são as máquinas, são os seres humanos. E a era da AI é para nos levar a esse momento que a gente possa conversar mais, caminhar mais, ser mais humano.”

Já o Secretário de Estado de Planejamento e Orçamento de Roraima (Seplan), Rafael Fraia, ministrou a palestra “Relevância do uso de dados no planejamento estratégico na secretaria de Planejamento e Orçamento do estado de Roraima e desafios enfrentados”. Fraia destacou como é a utilização de dados e IA em seu dia a dia corporativo:

“A minha função nesse dia especial é justamente trazer as possibilidades e as dificuldades que a implementação e a utilização da inteligência artificial encontram na administração pública. Então, eu vou falar do dia a dia da minha secretaria (Secretaria de Planejamento e Orçamento) e os obstáculos que nós temos que enfrentar para que a gente consiga instituir a cultura da inteligência artificial, da automação, desse novo paradigma que está cada vez mais presente na vida de todos, na administração pública ou até mesmo na nossa vida cotidiana.” Finalizou o secretário.

Pela tarde serão realizadas mais duas palestras com Karoline Muniz sobre “Transformação digital e ética no uso de dados e IA” e João Batista com a palestra “Inteligência Artificial que gera lucro”.

Essas e outras ações comprovam a atuação do Sebrae Roraima como entusiasta da inovação no empreendedorismo local.