O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que será entregue no dia 4 de dezembro, já tem os finalistas nacionais. Em Roraima, Luan Guilherme, vencedor da categoria ‘jornalismo em texto’, avança para a etapa nacional com a reportagem “Refugiado venezuelano transforma pedras em sustento, cria coletivo amazônico e quer levar o artesanato de RR à COP-30”.
De acordo com Luan, a notícia representou uma “sensação única”.
É uma sensação única e um orgulho enorme ver uma reportagem feita em Roraima ganhar visibilidade nacional. Contar a história do Johan, um artista plástico e refugiado venezuelano que mudou a realidade cultural de um dos destinos turísticos mais conhecidos de Roraima, é dar voz a um povo que sofre com a estigma do preconceito e da xenofobia, é mostrar que dentre os milhares de venezuelanos que vivem em nosso estado têm os que fazem o bem e vivem da cultura, da arte e do empreendedorismo. Que o jornalismo roraimense seja bem representado na disputa nacional e mostre que o Norte é feito de bons profissionais
disse.
Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos de representantes de 16 estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Em 2025, a edição alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado confirma o prêmio como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país.
-
Voltada para profissionais e estudantes de comunicação, a premiação contempla quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), destinadas à imprensa profissional. Além da categoria especial Jornalismo Universitário, que incentiva a produção jornalística sobre empreendedorismo dentro das universidades.
A cerimônia de premiação nacional do PSJ será realizada em Brasília, reunindo jornalistas e estudantes de todo o país. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros lugares das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
-
Além do troféu, os vencedores nacionais receberão notebooks e celulares de última geração, como forma de reconhecimento e incentivo à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro.
-
Conheça os finalistas nacionais na categoria texto:
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
-
• À sombra dos muros: o comércio que se estrutura ao redor da Papuda (Correio Braziliense / DF)
Autora: Darcianne Diogo
Link da publicação
https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2025/06/7166462-renda-nas-sombras-o-empreendedorismo-invisivel-da-papuda.html
-
• Compostagem no Brasil: com quantos baldinhos se faz uma revolução? (O Eco / RJ)
Autora: Elizabeth Oliveira
Link da publicação
Compostagem no Brasil: com quantos baldinhos se faz uma revolução?
-
• Cresce a tendência de roteiros rurais em pequenos municípios do Rio Grande do Sul (Jornal do Comércio / RS)
Autora: Ana Esteves
Link da publicação
https://drive.google.com/drive/folders/1qFQSmdOCkmUTiGlvYhX2Amvy4WaR8EGg
-
• Do campo ao negócio (Diário do Nordeste / CE)
Autor: Ideídes Guedes
Link da publicação
https://drive.google.com/file/d/124u4fZFOE7-ZOtF3EiSZOBivsPTjyiD8/view?usp=drive_link
-
• Refugiado venezuelano transforma pedras em sustento, cria coletivo amazônico e quer levar o artesanato de RR à COP-30 (Política Macuxi / RR)
Equipe: Luan Guilherme Correia / Cyneida Correia / William Roth
Link da publicação

