Com o objetivo de fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta aliado à conservação ambiental, o Inova Amazônia, programa do Sebrae, acelerou na fase final 28 empresas inovadoras e startups em Roraima.
Os empreendedores puderam desenvolver suas ideias durante seis meses e, na quinta-feira, 10 de novembro, o evento DemoDay marcou a finalização desta etapa no estado.
Durante a programação descontraída e interativa, a diretora técnica do Sebrae/RR, Dorete Padilha, destacou que o programa foi um sucesso devido ao empenho dos participantes.
“O Sebrae está muito feliz com essa realização, pois é um sonho concretizado. Então é motivo de alegria poder contribuir com os empreendedores a mostrarem suas capacidades em realizar negócios inovadores”, acrescentou.
O Sebrae Nacional marcou presença neste evento especial por meio da representante Valéria Schneider. Ela citou que foi uma grata surpresa desenvolver o programa em Roraima, devido aos resultados positivos.
“Estou impressionada com a qualidade dos projetos realizados na região e, também, com a rapidez com que o ecossistema se desenvolve em Roraima. Se não fosse o apoio da equipe de Roraima, o Inova Amazônia não teria conseguido o ótimo resultado que teve”, pontuou.
RECONHECIMENTO
Ao longo da programação, os responsáveis pelas empresas e startups apresentaram à uma banca de convidados as propostas de seus projetos.
Após as apresentações e troca de ideias, a banca avaliadora escolheu três ideias que mais se destacaram durante o DemoDay e ao longo de todo o processo do Inova Amazônia.
Dessa forma, os grandes destaques da noite foram a Biotech Mudas, a TreeBack e a Zônica Shopping.
Maria Araújo comanda a Biotech Mudas junto com a amiga Maria Isabel. As duas produzem mudas de plantas em laboratório e, dessa forma, o produto fica totalmente livre de pragas e doenças.
O diferencial do trabalho delas é que, por ser feito em laboratório, os fatores ambientais são controlados, possibilitando a produção em todas as épocas do ano. Atualmente, a Biotech produz mudas de bananeira, pitaia e orquídeas nativas da Amazônia.
“Nossa empresa era apenas um sonho e por meio do programa pudemos constituir o empreendimento. Foi fundamental participar do Inova Amazônia, devemos o sucesso da Biotech Mudas a isso”, completou Maria Araújo.
Um dos nomes por trás da TreeBack é o Amaury Cerqueira. A startup permite que as pessoas possam contribuir para o reflorestamento da Amazônia fazendo compras online nos maiores marketplaces brasileiros e mundiais.
Ou seja, ao comprar em lojas como Aliexpress, Amazon, Shopee, Magalu, Americanas, Centauro, por exemplo, as compras dos clientes são convertidas em árvores plantadas para reflorestar a Amazônia, funcionando como um verdadeiro cashback de árvores.
“Nós tínhamos essa ideia há dois anos, mas nunca conseguimos ‘tirar do papel’, então o programa foi uma oportunidade de fazer acontecer. A partir do momento que ganhamos forma e desenvolvemos a plataforma, começamos a ter grande reconhecimento e isso nos colocou em evidência”, relatou Amaury.
A Zônica Shopping, por sua vez, é uma loja virtual que reúne em um lugar só vendedores de produtos chamados ‘eco-amigáveis’. São biojoias produzidas com materiais recolhidos da Amazônia, como sementes de chirirí, açaí, peônia, entre outras.
Karina Hernandez é uma das pessoas por trás da ideia. O projeto já existia, mas não era formalizado. Esta realidade mudou por meio do Inova Amazônia.
“Tem sido uma oportunidade muito grande de aprendizado e conexão com outros empreendedores. E seguimos rumo a uma caminhada constante de aprendizado, pois acredito que é isto que vai ajudar a crescer o negócio ainda mais”, disse.
INOVA AMAZÔNIA
Esta é a primeira vez que o programa Inova Amazônia é desenvolvido em Roraima. Na primeira fase, foram selecionadas 50 ideias. Já na segunda, foram escolhidos 28 startups a serem desenvolvidos durante seis meses.
Os objetivos do programa são desenvolver negócios inovadores em bioeconomia, fortalecer a identidade do bioma com produtos e serviços de alto valor agregado, promover o desenvolvimento territorial por meio da geração de negócios, posicionar o Brasil como país fomentador de negócios sustentáveis e atrair ideias de todo o país para criar negócios inovadores.