A estrutura, com mais de 20 mil metros quadrados, reuniu empreendedores, pesquisadores, empresas e instituições públicas e privadas, de Roraima e de outros Estados da Federação, além de Países da América Latina, abrigou mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, painéis, vitrines tecnológicas e expositores de produtos e serviços.
Espaço amplo, confortável e refrigerado, além de estacionamento sinalizado próximo ao CAF. Outro ponto é a imersão de todos os visitantes na entrada principal do CAF, com a sensação de frescor da floresta ao passar pelo túnel sensorial. A proposta foi receber todos os tipos de públicos interessados em aprender, negociar ou apreciar o que a Amazônia Legal tem a oferecer.
Após 24 anos, o Sebrae Roraima recebeu o Amazontech. O presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Carvalho, destacou o empenho do Sebrae em reunir parceiros e mostrar o potencial da Amazônia para o mundo, ainda mais com a proximidade da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025).
“Foi um momento para mostrar a ciência, a tecnologia e a inovação para uma Amazônia melhor, para termos o resultado que sempre esperamos”, disse Carvalho ao ressaltar a parceria da UFRR em abrigar o Amazontech com várias outras instituições.
O espaço foi para todos nós, passar para a sociedade o que nós estamos fazendo e receber as informações, como por exemplo, a Embrapa de 16 Estados. Além do Norte, da Amazônia Legal, vindo de outros lugares também.Complementou o presidente do Conselho.
O Amazontech 2025, é considerado pelo diretor superintendente do Sebrae Roraima Emerson Baú, como “um grande centro de discussões sobre políticas de desenvolvimentos sustentáveis para Região Amazônica”, é um celeiro de oportunidades e aprendizado.
Além da estrutura montada no campus Paricarana, o evento ocorreu no Campus Cauamé, em campos experimentais da Embrapa e das Prefeituras de Boa Vista e do Cantá, a 33 quilômetros da Capital.
Momento oportuno para novos contatos, troca de experiências e debates sobre o desenvolvimento da nossa região, e ainda a possibilidade de identificar oportunidades de negócio.Ressaltou Baú.
Focada na sustentabilidade, a estrutura do Amazontech 2025 teve a presença marcante dos biomas da Amazônia, a preocupação com a natureza pela disponibilidade de lixeiras ecológicas e a decoração que remete a floresta, enaltecida pelo diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo.
É um evento que sem sombra de dúvida fortalece a região amazônica como um todo, focado num propósito que é, consequentemente, fortalecer as nossas 100 pequenas empresas que estão no Bioma Amazônico e que precisam se utilizar das riquezas que aqui nós temos para oferecer.Disse.
Planejamento estratégico
Os preparativos para receber o Amazontech 2025 iniciaram há mais de oito meses. Anfitrião, o reitor da UFRR Geraldo Ticianeli, falou da satisfação em fazer parte deste momento histórico para Roraima e da disposição da instituição em movimentar a academia.
Receber Amazontech com toda a estrutura que ela envolve, é mudar muito a nossa dinâmica. É a nossa dinâmica de movimento, de acesso, de atividades e ceder esse espaço para realização juntamente com Sebrae Roraima, a Fundação de Amparo Pesquisa e Embrapa, é permitir com que se aglutine uma série de diálogos produtivos em prol da Amazônia.Comentou Ticianeli.
Parcerias
Além de Roraima, a Embrapa marca presença com mais 15 Empresas de outras federações do Brasil para divulgar soluções tecnológicas e pesquisas em andamento em prol do desenvolvimento econômico e produtivo do País.
A chefe-Geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima, destaca a participação no Amazontech e da parceria com o Sebrae local. “Contamos com a participação de inúmeros pesquisadores e analistas de forma a difundir nossas tecnologias, como o algodão colorido, como o uso da inteligência artificial em prol do manejo florestal, além da edição gênica para retirada da espinha em ‘Y’ do tambaqui. São inúmeras tecnologias para mostrar para a Amazônia como que é esse evento pré-COP 30”, complementou.
O presidente da Faper (Fundação de Amparo a Pesquisa) do Governo de Roraima, Pedro Cerino, ressalta a participação da instituição. “É mostrar Roraima para o Brasil e para o mundo, que aqui se faz ciência, aqui se faz tecnologia, aqui tem inovação e tem empreendedorismo”.
Participação de outros Estados
O Amazontech 2025 recebeu visitantes e representantes de outros Estados, entre eles o diretor financeiro do Sebrae Rondônia, Edson Lemos. “Um evento que mostrou para o Brasil e para o mundo o poder da nossa região, da economia, quanto que é importante fazer esse tipo de evento na área de inovação”, comentou.
O Sebrae São Paulo, representado pelo diretor superintendente Nelson Heyver, marcou presença para troca de experiências, contribuir e aprender. “A gente já recebeu missões de Roraima lá em São Paulo, a gente já veio buscar experiência aqui, por exemplo, na IG da cerâmica da Raposa do Sol. Então a gente tem enquanto o sistema Sebrae e muita cooperação. Nosso foco principal aqui foi com o sistema de startups, fazer com que a gente tenha mais startups daqui da região Norte, ser parceiro, mostrar que São Paulo também quer contribuir e vice-versa, fazer com que essa grande rede no Brasil se una para promover inovação em nosso país”.
