
A proposta do palestrante, Lucas Veríssimo, foi apresentar caminhos para reduzir as distrações e desenvolver uma comunicação de alto nível, que ele chama de “comunicação diamante”, capaz de fortalecer vínculos pessoais e profissionais.
Durante palestra no Amazontech 2025, em Boa Vista, o especialista em comunicação chamou atenção para os efeitos nocivos do que chama de “algoritmo da distração”, presente nas redes sociais e plataformas digitais.
Segundo ele, a facilidade de acesso a conteúdos que acionam a dopamina e oferecem uma sensação ilusória de prazer e conexão está corroendo a capacidade das pessoas de se organizar, observar e se comunicar de forma clara.
As pessoas não perceberam o quanto estão sendo sugadas por esses algoritmos. Isso gera uma pobreza de percepção e, consequentemente, uma pobreza de comunicação. O impacto é sistêmico: piores governos, piores chefes, piores relações pessoais. As pessoas não estão se conectando.Destacou.
Veríssimo explicou que a lógica dessas plataformas é capturar a atenção por longos períodos para vender publicidade, o que compromete a qualidade das interações humanas.
Se o input é ruim, como vou me comunicar bem? As distrações impedem que as pessoas se organizem para se comunicar. E comunicação é a ferramenta que temos para nos conectar em qualquer ambiente da vida.Acrescentou.
A proposta do palestrante é apresentar caminhos para reduzir as distrações e desenvolver uma comunicação de alto nível, que ele chama de “comunicação diamante”, capaz de fortalecer vínculos pessoais e profissionais.
A palestra faz parte de um ciclo baseado no livro inédito de Veríssimo, que será lançado pela Alta Books. O conteúdo já foi apresentado em eventos como o Hackathon, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e deve percorrer outras cidades do Brasil, como Salvador e Natal.
