
A capital Boa Vista foi destaque no Amazontech neste sábado (6) durante a palestra “Liberdade Econômica: Desburocratização e Facilitação de Negócios”, ministrada pelo secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Márcio Vinícius de Souza Almeida, que representou o prefeito Arthur Henrique, no evento.
Segundo Márcio, o momento destacou a importância de iniciativas como o Descomplica, programa que, de acordo com o secretário, posicionou Boa Vista como a primeira capital do Brasil em liberdade econômica. A palestra apresentou informações sobre mais de mil tipos de empresas que podem iniciar suas atividades apenas com uma declaração de dispensa de alvará, simplificando assim o processo de abertura de negócios.
Ainda de acordo com Márcio, a prefeitura contou com apoio do Sebrae na realização de cursos, treinamentos e na implementação da Rede Sim, sistema desenvolvido pela Junta Comercial de Minas Gerais que integra Prefeitura, Estado e Governo Federal em uma rede única.
Essas medidas simplificam o dia a dia dos empreendedores, reduzem a burocracia e aceleram a formalização de negócios.Explicou.

O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, comentou sobre o impacto das iniciativas na cidade.
O Amazontech trabalha ciência, tecnologia, mercado e negócios, com foco em cidades inteligentes, e a experiência de Boa Vista em liberdade econômica serve de referência para outros municípios, fortalecendo especialmente os pequenos negócios.
Disse.

Entre os participantes, o contador Anderson Ribeiro relatou que buscou a palestra para conhecer melhor a aplicação da legislação.
Vim para conhecer como a lei está sendo aplicada na prática e entender sua eficácia na desburocratização, principalmente para os microempreendedores. Foi possível ver claramente como as medidas facilitam o dia a dia do trabalho.Afirmou.

Sobre o Amazontech
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
