ASN RR
Compartilhe

Gestão de Resíduos de startup gaúcha promove geração de renda para recicladora de Boa Vista

Tecnologia sustentável transforma descarte de resíduos em uma oportunidade de negócio
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Gestão de Resíduos de startup gaúcha promove geração de renda para recicladora de Boa Vista

Uma das principais propostas do Amazontech é incentivar a adoção de práticas sustentáveis nos pequenos negócios. Entre as iniciativas apresentadas no evento, está a atuação da startup gaúcha Trashin, que utiliza um sistema de Gestão de Resíduos para monitorar a coleta e a destinação desses materiais durante o evento.

Além de garantir o descarte correto, a ação promove geração de renda para cooperativa de reciclagem em Boa Vista.

A Trashin distribuiu lixeiras feitas com materiais reciclados por todos os espaços do evento, equipadas com um QR Code que permite que o público acompanhar em tempo real o resultado de impacto que a separação desses resíduos traz tanto para o evento quanto para a sociedade.

Resíduos gerados no evento e reaproveitados

O sistema de Gestão de Resíduos apresenta a quantidade de lixo que foi coletada e o peso total dos materiais reciclados.  Segundo o levantamento da startup, até o início da tarde deste sábado, 6, último dia de evento foram coletados 536kg de resíduos, sendo que 167,10kg dos materiais já foram reaproveitados.

“Os recicláveis são os materiais que realmente geram renda para as pessoas que atuam nesse segmento, como vidro, metal e plástico. Toda a parte de rejeitos está sendo destinada para um aterro em parceria com a prefeitura e, os orgânicos, para o Centro de Compostagem da cidade”, explicou o gerente comercial e um dos acionistas da Trashin, Augusto Bombassro.

O gerente explica que os principais materiais recolhidos no evento são latinhas/alumínio e papel/papelão que estão sendo levados para uma recicladora que atua há 23 anos na cidade.

Impacto Social

“Estima-se que a cooperativa tem gerado de R$ 221,78 por dia com esses materiais que estão sendo entregues. Para alguns, esse valor pode ser pequeno, mas respeitamos a realidade dessas pessoas e reforçamos que é uma ação de impacto ambiental, social e empreendedorismo”, acrescentou Bombassro.

Movimento Mundial (ONU)

Recentemente, o Sebrae assinou o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), movimento mundial que convida empresas e organizações a agir de forma responsável, cuidando das pessoas, do planeta e promovendo negócios mais justos.

A responsável pelas certificações das ISO de Gestão de Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Compliance do Sebrae/RR, Gilma Raquel, pontuou que essa iniciativa reafirma o compromisso de transformar a vida dos pequenos negócios de Roraima.

“Nosso objetivo é incentivar práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam as pessoas e fortalecem a ética. Ou seja, mais do que um selo, é uma forma de mostrar que acreditamos que o desenvolvimento pode e deve ser sustentável, gerando oportunidades para hoje e para o futuro”, finalizou.

Instituto Descarte Correto – Coleta de Resíduos Eletrônicos

Outro destaque presente na Amazontech 2025 é o Instituto Descarte Correto, empresa de Manaus especializada na Gestão de Resíduos Tecnológicos e na iniciativa educacional, voltada para a inclusão digital.

Em 2024, recebemos pela terceira vez o prêmio Jaraqui Graúdo, como negócio de impacto social, pela ExpoAmazônia BIO&TIC 2024.Explicou a assistente operacional da Descarte Correto, Diana Marques.

Com uma filial em Boa Vista, a instituição recebe celulares, computadores, controle, câmera fotográfica, micro-ondas, carregadores, pilhas, resíduos eletrônicos em geral, que são enviados para Manaus para serem reutilizados.

“Também somos uma empresa comprometida com a inclusão digital, então oferecemos cursos gratuitos de informática para a população. É importante ressaltar que todos os computadores utilizados foram produzidos com materiais recicláveis recolhidos pela Descarte”, disse Diana.