
Um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, o Amazontech 2025 que começou na última quinta-feira (4), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), também atrai público para a programação cultural e gastronômica.
Famílias, turistas e estudantes visitam a praça de alimentação, que conta com pratos típicos da culinária amazônica, peças de artesanato regional e atrações locais.
No primeiro dia do Amazontech, a Associação Kapoi, Associação Cultural Indígena encantou os visitantes com a tradicional dança parixara. Em seguida, o palco recebeu Paulo Souto, Marcos King e Neto Andrade em uma sequência de shows que manteve o público animado das 16h às 22h.
Entre uma apresentação e outra, os visitantes aproveitam a diversidade gastronômica disponível na praça. O espaço oferece pratos típicos da região amazônica como paçoca e tacacá, e ainda da culinária venezuelana, com o famoso pepito.
Quem apreciou esse prato foi o servidor público Shaolyn Gomes, de 39 anos, que se impressionou com a estrutura do evento.
Estou curtindo. A Praça de Alimentação tem comidas típicas e não típicas da nossa cultura amazônica. O artesanato está incrível, com produtos que antes só víamos nas comunidades indígenas. Tem muita coisa bonita e barata, vale à pena conferir.Destacou.
Gomes ainda fez um convite ao público. “Venha prestigiar não só a parte tecnológica, mas também a cultural. Tem música ao vivo, artesanato e muito mais. É uma experiência única para conhecer o que Roraima tem de melhor”, convidou.
O consultor de vendas José Hayden de Farias Neto, de 28 anos, disse que conheceu o evento por acaso e saiu encantado. “Estava passando na frente e resolvi entrar. Me surpreendi com a estrutura e a programação. Dei uma volta por tudo e com certeza recomendaria. É um evento diferente e muito positivo”, afirmou.
Além de comidas, o público também pôde conferir um pouco das esculturas e dos itens de artesanato indígena, como colares, além de souvenirs alusivos a Roraima.
A programação dessa sexta-feira (5), contou com o grupo folclórico, Tribo Waiká, às 16h; às 17h, com desfile de lojas do evento; na seqüência, as Icamiabas, grupo de danças ritualísticas, e Dennis Martins, príncipe da Toada.
Programação
Já no sábado (6), último dia do evento, a programação contará com a participação de Hallison Crystian, às 16h; Cia Só Rindo (Interação com mágica para o público), às 16h; Desfile, às 17h; Anne Louise, às 18h e Neuber Uchôa, às 19h.
