
Na tarde desta sexta-feira (5), no dia da Amazônia, o Amazontech 2025 celebrou um dos momentos mais solenes de sua programação: a entrega de um monumento permanente à Universidade Federal de Roraima (UFRR). O monolito, um legado físico do evento, ficará exposto no Campus Paricarana como um símbolo da grandiosidade do evento e da união de instituições e pessoas em prol do desenvolvimento da região. A cerimônia marcou não apenas a presença de um grande evento em Roraima, mas a consolidação de uma cultura de inovação e empreendedorismo.
Em meio a discursos de gratidão e emoção, a iniciativa foi descrita como um marco histórico, uma forma de perpetuar a memória do que o evento representou para o estado de Roraima e para toda a Amazônia.
A materialização de um legado Histórico
Em seu discurso, Emerson Baú, o diretor-superintendente do Sebrae Roraima, ressaltou a importância de deixar uma marca duradoura. Ele destacou que, embora o “legado intelectual” e o “legado de negócios” gerados pelo evento sejam permanentes, era fundamental criar algo físico para a história do Amazontech.
“Este momento é a entrega de um legado, um monumento que representa os nove países e os nove estados que compõem o bioma amazônico. Ele possui um monolito central que é sustentado pelas quatro instituições que tornaram isso possível: Sebrae, Faperr, Embrapa e Universidade Federal. A nossa helicônia brilhando acima de tudo é o símbolo de uma nova era. É um momento importante que ficará na história para toda a comunidade, em especial a comunidade universitária aqui da Universidade Federal de Roraima.”
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianelli, expressou a emoção de receber o monumento, que simboliza a confluência de ciência, pesquisa e empreendedorismo.
Hoje estamos recebendo um legado do Amazontech que simboliza os maiores eventos já realizados em nossa universidade e no estado, porque ele aglutina dentro de nossa universidade a pesquisa, o empreendedorismo, a atitude e o diálogo. O legado que é deixado, a licônia que é símbolo de resistência, ficará como um presente para todos os roraimenses.
Um monumento com propósito e história
A concepção do monumento foi detalhada por Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae Roraima. Ele explicou que a peça foi idealizada com um olhar de futuro e com um propósito claro: honrar a história e as pessoas que construíram o evento. Rabelo prestou uma homenagem a Alexandre Henklein, idealizador do Amazontech, e ressaltou o caráter genuinamente roraimense da obra.
Este legado tem um significado amplo. Primeiro, porque ele foi feito por uma empresa genuinamente roraimense. Segundo, porque todas as pedras foram extraídas da nossa terra, respeitando o aspecto da sustentabilidade. Terceiro, é um legado que vai ficar para o futuro das próximas gerações. Mas tudo isso não seria possível se não tivéssemos várias mãos.
A entrega do monumento foi um momento de profunda gratidão e reconhecimento. Hyana Primo, chefe-geral da Embrapa Roraima e ex-aluna da UFRR, expressou sua emoção por ver o evento retornar à sua universidade de origem e celebrou a genialidade do monumento como um memorial.
“O Sebrae acordou esse gigante adormecido. Essa linda estrutura, que encantou vários pesquisadores, vai ficar para a história do Amazontech 2025. Vocês foram geniais em pensar em algo que realmente ficasse como um memorial, um marco histórico de nosso estado, mostrando o que de bom em pesquisa, extensão e empreendedorismo tem sido realizado aqui em Roraima.”
O presidente da Faperr, Pedro Cerino, complementou, reforçando que o monumento é um símbolo do conhecimento que deve ser disseminado.
O Amazontech é o conhecimento da sociedade, o conhecimento dos pesquisadores e a transformação desse conhecimento para ser espalhado pelo Brasil e pelo mundo. Aqui se faz ciência, se faz inovação, se faz tecnologia.
O legado físico do Amazontech 2025 representa a união de instituições, a visão de líderes e o trabalho de equipes dedicadas a construir um futuro próspero para Roraima. O monolito é um lembrete físico de que o Estado é capaz de sediar eventos de magnitude internacional e que o espírito de inovação e sustentabilidade do Amazontech continuará a inspirar as futuras gerações.
Sobre o Amazontech
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Para mais informações sobre a programação do Amazontech, acesse https://amazontech.rr.sebrae.com.br/ e acompanhe o @sebrae.roraima no Instagram.
