
O mineiro Geraldo Rufino empolgou e inspirou as mais de 1 mil pessoas que lotaram o auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF-UFRR), na noite dessa sexta-feira (5), quando contou sobre como ele, como catador de lixo, se transformou no maior empresário de reciclagem da América Latina.
Durante a inspiradora palestra “O Catador de Sonhos”, dentro do Amazontech 2025 – um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia -, Rufino ensinou que aceitar conselhos de mulheres, especialmente as mães, é a melhor mentoria que existe para vencer na vida. “Aprendi a ouvir. As pessoas hoje não querem ouvir, porque acham que chegaram lá”, lamentou.
Enquanto lembrava as histórias que viveu desde a difícil infância em um barraco da favela paulistana onde morava com os pais e os sete irmãos, o hoje milionário dava lições sobre a importância de não desperdiçar, de agradecer pelo que tem, de manter a humildade e de cumprimentar as pessoas – das mais simples às mais abastadas – como se estivesse saudando a Deus.
E dessas histórias, Geraldo Rufino lembrou quando o próprio negócio “quebrou”. Em uma das ocasiões, ele ficou com uma dívida de R$ 16 milhões. “Quebrei seis vezes, mas nunca fali, nunca fracassei”, disse.
Ao rememorar esse difícil período, o palestrante contou como a própria simplicidade em tratar bem o porteiro de uma empresa, apesar da inicial rispidez do homem, fez a diferença na hora de adquirir mais de dez caminhões para pagar “do jeito que quiser”, embora, naquele momento, só tivesse dinheiro para adquirir duas unidades.
Segundo ele, esse foi o ponto de partida para superar mais uma crise e turbinar os negócios.
Quando cheguei lá na empresa, tinha um porteiro – quem é o porteiro? Deus. Nessa vez, olhei pro porteiro, dei bom dia e abri um sorriso.Lembrou.
Geraldo Rufino ainda mostrou que a própria trajetória comprova que as pessoas podem obter sucesso em qualquer negócio, incluindo em catar lixo, e ainda em qualquer lugar.
Para o palestrante, não é preciso mudar de cidade ou o Estado para encontrar o sucesso, porque este pode estar bem mais próximo do que se imagina. Quando o empreendedor investe onde está, o próprio entorno se beneficia da riqueza produzida por ele.
Por fim, o empresário disse que a base do empreendedorismo é copiar bons exemplos. “Se você quer aprender, comece a aprender a copiar. É a humildade de copiar. Gente, é a humildade que tem uma força extraordinária”, pontuou.
O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou a mensagem da palestra de Geraldo Rufino para o público do Amazontech 2025.
“Ele veio fazer uma palestra para abordar o empreendedorismo, a sua força empreendedora pela característica que ele tem, mas vinculado a um segmento extremamente importante que está sendo discutido hoje no mundo: a sustentabilidade através da reciclagem. É um modelo de negócio interessante, inclusive o Sebrae atua com catadores no Brasil. Roraima está fazendo a adesão ao projeto pra que a gente possa oferecer essa solução também pra nossa comunidade”, declarou.
Amazontech 2025
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapit, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
