
Ética, transparência e integridade. Assim é o Pacto pela Integridade Empresarial, ação de fomento de iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e aderida pelo Sebrae Roraima na noite desta sexta-feira (5), em solenidade no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteira) da UFRR (Universidade Federal de Roraima), como parte da programação do Amazontech 2025.
O documento, assinado pelo diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, pelo superintendente da CGU Roraima, Alessandre Pinagé, e pelo representante do Sebrae Nacional, Gabriel Portella, permitirá que o Sebrae Roraima promova ações junto ao seu público interno quanto externo para garantir que as empresas se comprometam a integridade em todo ciclo de negócios e, assim, promover segurança, ganho de reputação, minimizar a probabilidade de fraudes, acesso mais facilitado a capitais e atrair mais clientes e funcionários.
A sociedade ganha com: disseminação de boas práticas, canal de comunicação ativa, fortalecimento de cultura de integridade das empresas, ou seja, mostrar o trabalho de forma legal, além de instrumento de transparência.
Antes da assinatura, o programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial foi apresentado pelo superintendente substituto e coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção a Corrupção da CGU em RR, Celso Duarte, acompanhado do superintendente Regional, Alessandre Pinagé.
Os participantes conheceram o funcionamento das empresas ao Programa e benefícios, a exemplo da emissão do Selo de Participação, critério de desempate em licitações públicas.
Conforme o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, a ideia é a auxiliar os empreendedores a crescerem e terem mais credibilidade no mercado.
E aí foi colocado aqui, passa a ser critério de desempate da licitação. A partir de agora, nos nossos editais, nos editais do Sebrae, para fortalecer os pequenos negócios, esse passa a valer a partir do momento da assinatura desse Pacto.Destacou Baú.
Aproveitou para parabenizar a CGU pelo trabalho. “Por essa nova postura de valorizar quem faz de maneira íntegra e trabalha de maneira honesta para ganhar o seu dinheiro, para gerar renda, gerar emprego e desenvolver. Obrigado, parabéns a todos e vamos adiante”.
A proposta da CGU é ampliar o leque de adesões. Conforme Pinagé, estender a prefeituras e demais instituições do Sistema “S”.
Entenderem o quão é importante esse assunto e quão é importante que eles adotem e complementem isso no seu ambiente de trabalho, no seu ambiente de negócio.Justificou.
O representante do Sebrae Nacional, Gabriel Portella, abordou a importância da adesão para fins de aberturas de oportunidades. “Cada vez mais, as licitações exigirão programas de integridade, cada vez mais, as grandes empresas selecionarão como nós do Sebrae, selecionamos os nossos fornecedores a partir da verificação da existência de programas de integridade”, falou.
SOBRE O AMAZONTECH
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistemа CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
