ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae e Prefeitura de Boa Vista fortalecem educação básica com entrega de materiais do programa JEPP

Parceria estratégica leva educação empreendedora e financeira para as salas de aula, preparando crianças e adolescentes para um futuro de inovação e cidadania
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Sebrae e Prefeitura de Boa Vista fortalecem educação básica com entrega de materiais do programa JEPP

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e o Sebrae Roraima firmaram, na manhã desta quarta-feira (3), mais um passo na parceria em prol do desenvolvimento da educação local. O Sebrae entregou o material didático do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que será aplicado em diversas escolas municipais da capital. O programa, reconhecido nacionalmente, busca fomentar a cultura empreendedora e a educação financeira desde a infância, capacitando alunos do Ensino Fundamental para um futuro mais autônomo e inovador.

A iniciativa marca uma nova fase na colaboração entre as instituições e reforça a visão de que a educação empreendedora deve ser a base para a formação de cidadãos mais preparados. O programa utiliza atividades vivenciais e adaptadas a cada faixa etária, ensinando os alunos a desenvolverem habilidades essenciais como autoconhecimento, autonomia e espírito de coletividade. O material didático, que agora chega às escolas, é o guia para essa jornada de aprendizado, que é conduzida por professores previamente capacitados pelo Sebrae.

Para o Sebrae Roraima, investir na educação básica é uma frente de atuação estratégica para o desenvolvimento de todo o estado. A instituição compreende que a formação de uma cultura empreendedora deve começar cedo, para que as futuras gerações estejam prontas para os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade.

O diretor superintendente do Sebrae, Emerson Baú, destaca a importância da educação empreendedora como um pilar de transformação.

“Nossa missão é atuar em diversos aspectos para que Roraima seja um estado desenvolvido, gerando emprego e renda. E a educação é o ponto de partida. É importante ter a educação empreendedora neste momento da formação, porque você molda as pessoas, as ideias e os conceitos. Quando esses jovens entrarem no mercado de trabalho, eles terão um perfil diferente de atuação, e isso fará toda a diferença também em suas vidas pessoais”, afirma.

O analista do Sebrae, Talison Silva, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT), reforça que a entrega dos materiais é a concretização de um trabalho de longa data.

“O JEPP, que é a nossa metodologia de Educação Empreendedora, visa fomentar nos jovens um comportamento empreendedor e habilidades que os ajudem a entrar no mercado mais preparados. A missão da Educação Empreendedora é trazer nossos jovens para o protagonismo da sua profissão, e nós vamos continuar com isso, fortalecendo esse trabalho que já tem mais de dez anos no Sistema Sebrae”, declara.

A parceria com o Sebrae é vista pela Prefeitura de Boa Vista como uma oportunidade para qualificar ainda mais o ensino oferecido na rede municipal. A integração do JEPP ao currículo escolar é um reflexo do compromisso da gestão em modernizar a educação e oferecer ferramentas inovadoras para o desenvolvimento integral dos alunos.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, expressa a sua satisfação com a continuidade da parceria.

“Fico muito feliz com essa parceria com o Sebrae. Através dela, conseguimos proporcionar para as nossas crianças muito mais autonomia, capacidade de tomar decisões e de enfrentar problemas com inovação. É um motivo muito gratificante para a Secretaria Municipal de Educação ver essa parceria que já se estende por um período ser selada com a entrega de um material tão importante para a nossa rede”, ressalta.

O assessor pedagógico da SMEC, Paulo Santos, detalha como o programa será implementado.

“Hoje, essa entrega representa a consolidação de um projeto que é muito importante para os alunos do 6º e 7º ano, que terão a chance de aprofundar a educação financeira e a educação empreendedora. A capacitação dos professores já foi realizada e agora, com a entrega dos materiais didáticos, estamos prontos para a prática, para ir para as salas de aula e colocar o projeto em ação.”

O Impacto positivo na sala de aula

A relevância da parceria entre Sebrae e Prefeitura de Boa Vista pode ser observada no dia a dia das escolas. Rayelle Duarte, coordenadora da Escola Municipal Nilton Tavares, um dos colégios que receberá o projeto, testemunha o impacto transformador do JEPP na comunidade escolar.

“Eu acredito que a importância dessa parceria é de significação muito grande, pois com ela conseguimos atingir a comunidade escolar e os alunos de uma forma muito positiva. Muitos alunos não tinham contato com a educação financeira e hoje eles podem ter essa realidade, uma vez por semana na nossa escola”, afirma.

A coordenadora destaca ainda que o programa estimula o pensamento crítico e a preparação para o futuro.

“Essa iniciativa nos tira da zona de conforto e nos faz ser pessoas mais críticas. São alunos que já estão sendo preparados e moldados com a criticidade e com a educação financeira. No final, tudo nos leva a formar cidadãos mais preparados para a sociedade. O impacto é direto e extremamente positivo em nossos alunos.”

A entrega dos materiais do JEPP é um investimento no capital humano do estado. É um passo significativo que demonstra o compromisso do Sebrae e da Prefeitura de Boa Vista em construir uma base sólida para uma nova geração de empreendedores, que terão as ferramentas e o conhecimento necessários para inovar, criar oportunidades e, no futuro, contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade roraimense.