
A manhã desta terça-feira (8) foi de intensa atividade e celebração para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) – Produtividade do Sebrae Roraima. Após um encontro com a gestão nacional do programa no auditório da sede, a comitiva de representantes do Sebrae Nacional e os Agentes Locais de Inovação realizaram visitas técnicas a empresas atendidas, testemunhando de perto o impacto transformador que a iniciativa tem gerado no cotidiano dos micro e pequenos negócios do estado.
O programa ALI, que atua diretamente no campo para identificar e implementar soluções inovadoras, é um dos pilares do Sebrae para o desenvolvimento da produtividade e competitividade empresarial.
No encontro final do programa ALI, é gratificante ver os resultados e a atuação dessa rede maravilhosa que realmente transforma vidas. É um programa que traz muitos resultados para o sistema Sebrae e, mais importante, para os clientes. Hoje, destacamos também o quanto o programa contribui para a formação dos agentes. afirma Carolina Westrup, analista do Sebrae Nacional e coordenadora do programa ALI.
Ela ressalta que os agentes ALI atuam no Sebrae por dois anos e, após esse período, tornam-se consultores, analistas do Sebrae ou trabalham no setor público, pois o programa “fortalece a visão de inovação para a própria vida desses agentes.”
Para Carolina, a rede ALI é “muito premiada” e “traz realmente resultados significativos de transformação de vidas, que é a grande missão do Sebrae: transformar vidas pelo empreendedorismo”.
Empresários compartilham o sucesso com o ALI:
Durante as visitas, os empresários detalharam as mudanças positivas que o programa trouxe para seus negócios. Dalaique Luduvik, empresário do setor de artigos militares, expressou sua surpresa inicial e a gratidão pelas melhorias.
É difícil encontrar ajuda gratuita hoje em dia, mas o programa ALI estava ali para me auxiliar. No início da minha jornada, ninguém me ensinou ou ajudou; comecei sozinho, cometendo muitos erros e recomeçando várias vezes.
Ele narrou o desafio da desorganização antes do ALI. “A loja estava extremamente desorganizada, e por diversas vezes pensei em desistir, especialmente por não conseguir entender o estoque, que é o cérebro da loja. Eu comprava itens que já possuía em grande quantidade, criando uma bola de neve de problemas.”
O empresário celebrou a transformação. “Graças a Deus, o programa ALI mudou minha vida. Antes, eu precisava parar toda a equipe para fazer um levantamento de estoque antes de um pedido. Hoje, tudo está organizado no sistema. Consigo ver meus investimentos, o que posso investir, o que mais e menos vende, e como liquidar o estoque parado. Isso mudou não só minha empresa, mas minha vida, pois como empresário, eu não tinha tempo. Agora tenho mais tempo, consigo alinhar minha equipe e estabelecemos procedimentos claros na loja. O Sebrae está de parabéns, e somos muito gratos”, compartilhou.

Eliohana Almeida, do ramo imobiliário, destacou como o ALI a ajudou a superar o estágio de sobrevivência e planejar o futuro.
Foi muito importante, pois eu estava na fase de sobrevivência da empresa. Nos primeiros seis meses, eu estava implementando sistemas, contratando funcionários e corretores. Quando a Luanda [agente ALI] chegou, eu já tinha essas pessoas, mas precisava aprender a lidar com as demandas da equipe e dos clientes. Ela me ajudou a enxergar como organizar tudo isso.
Eliohana revelou que a agente a auxiliou a elevar as metas e organizar o planejamento financeiro em curto, médio e longo prazo. “Organizamos metas e prioridades. Por meio dela, consegui enxergar muitas coisas que não conseguia sozinha. Precisamos de uma pessoa de fora que tenha um olhar externo sobre nosso negócio, algo que às vezes não conseguimos ver”, celebrou.

Val Bezerra, empresária no ramo de pimentas artesanais e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, enfatizou a leveza do acompanhamento:.
Falar do empreendimento é um desafio, mas falar do ALI com acompanhamento torna tudo muito mais fácil e leve. O que eu não sei, meu agente me explica, e vamos alinhando e crescendo cada vez mais com este projeto maravilhoso. Agradeço muito por fazer parte do ALI.

Val destacou o apoio para escalar suas vendas e o aprendizado contínuo: “Cada atividade, capacitação, missão ou curso com o Sebrae me ensina algo novo. O ALI veio para isso, para me ajudar a esclarecer minhas dúvidas”, disse.
Trabalho que gratifica
Luanda Wandemberg, uma das agentes ALI que participou das visitas, expressou o sentimento de gratidão em sua atuação.
O projeto ALI permite que enxerguemos uma vasta gama de empresas diferentes e, consequentemente, realidades diversas desses empresários, que são geradores de renda. Muitas vezes, conseguimos ter uma boa conexão com o cliente e alcançar ótimos resultados.
Luanda reconhece os desafios da jornada empreendedora, mas destaca a recompensa. “A jornada empresarial tem muitos percalços, e o projeto nem sempre avança como imaginamos devido a problemas pessoais ou empresariais. No entanto, o comprometimento de ambas as partes sempre gera um resultado positivo e faz com que esse ecossistema funcione de forma muito gratificante, tanto para o agente quanto para o empresário”, conclui.

A visita técnica e o encontro desta terça-feira reforçaram o sucesso e a importância do programa ALI – Produtividade, mostrando na prática como a expertise do Sebrae e a dedicação dos agentes transformam vidas e negócios, impulsionando a economia de Roraima. Quer saber mais sobre o ALI e outros produtos do Sebrae Roraima? Acompanhe @sebrae.roraima nas redes sociais!
