No dia 8 de novembro o Sebrae/RR promove o “Workshow – meu negócio é a música”. O evento, voltado para os artistas locais que trabalham com música, será no Mangai Indústria Criativa, na rua Castelo Branco, 452, no bairro Calungá em Boa Vista.
A programação ocorre das 18h30 às 22h40 e conta com palestras de profissionais de renome no cenário nacional, que vão falar sobre como é possível viver de música, bem como conversar sobre as dificuldades encontradas nessa jornada.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da loja do Sebrae pelo endereço rr.loja.sebrae.com.br.
“O intuito do Sebrae, por meio da atividade de Economia Criativa, é fortalecer a cadeia da música. E a música talvez seja a expressão artística mais presente no cotidiano das pessoas, mas como que o artista independente de Roraima se vê nesse cenário musical? Quais nuances empreendedoras podem desenvolver diante dos desafios do mercado da música? Isso e outros assuntos abordaremos nesse Workshow”, destacou o analista técnico do Sebrae/RR, Luã Andrade.
Ele também explicou que o objetivo do evento é trazer para Roraima uma programação voltada para o empreendedorismo musical, fazendo com que sejam desenvolvidos negócios a partir de discussões de assuntos relacionados à carreira musical, com um olhar empreendedor para negócios da música.
“A expectativa é que se faça uma discussão acerca dos desafios e oportunidades de melhorias na carreira de artistas locais, transformando o olhar de quem faz arte por meio da música para uma jornada trilhada no empreendedorismo musical. Ao contrário do que normalmente se imagina, a indústria da música não está restrita apenas ao grande mercado, ao grande hit, à grande estrela da música. Há também milhares de micromercados e ‘minihits’. As oportunidades de negócios são para todos, da corporação multinacional ao músico independente”, pontuou.
Entre os palestrantes estão o consultor de negócios e inovação nos setores da economia criativa, produtor cultural e músico, André Lira. Ele é sócio-fundador e diretor executivo da CULT!VE, empresa focada no desenvolvimento de pessoas, empreendimentos e territórios por meio da criatividade, inovação e sustentabilidade, pela qual realiza consultorias, mentorias, pesquisas, palestras, atividades formativas e projetos de intervenção.
Outro palestrante de renome nacional é o músico e produtor, Jacques Figueiras. No currículo, ele tem um histórico impressionante de mais de 20 anos em gerenciamento de artistas, planejamento artístico, programação e produção de concertos.
Jacques é vencedor do Grammy Award em 2013 e Latin Grammy em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino. Atualmente, Figueiras gerencia uma plataforma on-line com conteúdo e cursos para ajudar os artistas a entender e viver no negócio da música.
-
Público-Alvo:
O evento se destina não somente à músicos locais, mas aos atores da cadeia da música, tais como: Produtores Culturais e de eventos, Cerimonialistas, Djs, Estúdios de Gravação, imprensa especializada, Promoters, Radialistas, Portais e Provedores de conteúdo na internet, agenciadores e empresários artísticos e empresas varejista especializadas em instrumentos musicais e acessórios.
Confira a programação:
18h30 – 18h40 | Abertura;
18h40 – 19h40 | Palestra 1: Você não é um músico, você é uma empresa: Como opera uma empresa no segmento musical? (Jacques Figueiras – Músico e Produtor, ganhador de 2 Grammy Awards)
19h40 – 19h50 |Jam Session – (pitch de 3 minutos + 2 músicas);
19h50 – 20h30 | Painel 1 – Negócios da música em Roraima, desafios e oportunidades; (Mediação: Rodrigo Baraúna; Convidados: Franklin Lima (Batera Beats) e Manoel Rolla Vilas Boa (Produtor Cultural e Vocalista da Banda Mr. Jungle);
20h30 – 21h30 | Palestra 2 – Estratégias para construir público para sua música (André Lira – Consultor, Produtor Cultural e Músico);
21h30 – 21h40 | Jam Session – (pitch de 3 minutos + 2 músicas);
21h40 – 22h20 | Painel 2 – “O futuro do mercado para a música brasileira” (Mediação: Vinícius Tocantins; Jacques Figueiras e André Lira);
22h20 – 22h30 | Pitch FETEC (credenciamento de artistas), SESC (novos espaços para evento e novidades culturais), SESI (escola de música e projetos de iniciação musical);
22h40 | Coffe Break de encerramento