ASN RR Atualização
Compartilhe

Capacitações e painéis movimentam a programação da Agroind 2025

Foram dois dias de muitas capacitações
Por Giovanna Lima - Sebrae RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

A Agroind 2025, realizada em São João da Baliza, tem sido palco não apenas de exposição de produtos, mas também de muito aprendizado. Durante a programação, os visitantes participaram de painéis, oficinas práticas e capacitações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, da gastronomia regional e do empreendedorismo rural.

Um dos destaques foi o painel “Empreendedores em Ação”, mediado por Nirval Queiroz. A atividade trouxe como inspiração o caso de sucesso do Sítio Daniana, localizado no município de Mucajaí, especializado na produção de queijos, iogurtes e derivados do leite.

“A ideia foi mostrar para o público que é possível transformar matéria-prima em produtos de valor agregado, como pegar o leite e produzir queijo e iogurte, gerando renda, emprego e oportunidades”, explicou Nirval. Após a apresentação de um vídeo contando a história da empreendedora, o público pôde interagir com perguntas e respostas, enriquecendo ainda mais a troca de experiências.

Outra ação bastante prestigiada foi a Cozinha Show, promovida pelo Sistema Faerr/Senar. No espaço, produtores rurais, especialmente mulheres, tiveram a oportunidade de aprender receitas inovadoras utilizando ingredientes regionais.

“A importância dessas oficinas é muito grande, porque trabalhamos com produtores rurais que podem aumentar sua renda familiar ao aplicarem essas técnicas em seus negócios”, destacou a instrutora Aparecida Abreu. Entre os pratos preparados, estavam pizza de massa de macaxeira com banana e queijo muçarela, bolo de macaxeira com castanha-do-brasil, banana caramelizada, croquete de macaxeira com queijo coalho, entre outras delícias que valorizaram os produtos locais.

Outro momento relevante foi o painel “Crédito para desenvolver o seu negócio”, promovido pelo Sebrae Roraima em parceria com a Desenvolve Roraima, o Sicoob Amazônia e o Banco da Amazônia. O encontro teve como foco apresentar as linhas de crédito disponíveis para produtores rurais, empreendedores e pequenos negócios da região sul do estado.

Miramon Júnior, gerente da agência do Banco da Amazônia em Rorainópolis, destacou a importância do crédito para a agricultura familiar e o desenvolvimento local.

A agricultura familiar é quem coloca o alimento na nossa mesa. Estamos muito felizes com os números alcançados: já aplicamos quase R$ 25 milhões em crédito apenas para pequenos produtores, através de linhas como Pronaf, Pronaf Mais Alimentos e Pronaf A. Nosso objetivo é apoiar o crescimento sustentável da região, sempre incentivando o uso de tecnologia para garantir que o produtor evolua sem riscos de inadimplênciaafirmou.

Representando o Sicoob Amazônia, o gerente John Benício ressaltou a atuação da cooperativa no apoio a pequenos produtores e empreendedores locais, oferecendo linhas de crédito acessíveis e soluções financeiras voltadas para o fortalecimento da economia rural.

Já Walter Filho, analista de fomento da Desenvolve Roraima, reforçou o papel da instituição em fomentar o desenvolvimento econômico do estado.

Estamos aqui para orientar a população da região sul sobre os procedimentos necessários para acessar nossas linhas de crédito, tanto para o setor rural quanto para MEIs, autônomos e pequenas empresas. A parceria com o Sebrae é fundamental para fomentar o crescimento de Roraima, especialmente aqui no sul comentou.

O Sesi Roraima apresentou uma capacitação sobre o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ofertando curso à distância, por um aplicativo gratuito, que não utiliza internet.

A programação da Agroind continua neste sábado, dia 26 de abril, com mais atividades, exposições e oportunidades de negócios no município de São João da Baliza. A feira reúne produtores, empresários, instituições e visitantes interessados em fortalecer o agronegócio e o empreendedorismo rural em Roraima.