Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Fametro, em Boa Vista, aprenderam ao longo do ano um pouco sobre o empreendedorismo por meio da proposta pedagógica Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/RR. Na sexta-feira, dia 2, eles participaram da terceira edição da Feira de Jovens Empreendedores, onde tiveram a oportunidade de expor e vender os produtos que confeccionaram.
O assessor da diretoria técnica do Sebrae/RR, Rildo Dias, explicou que o JEPP reúne uma série de atividades lúdicas para cada ano do ensino fundamental, num ambiente de aprendizagem que sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
“A escola Fametro implantou a metodologia e passou a levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula. Nesse projeto eles desenvolvem atividades relacionadas ao empreendedorismo. A ideia, logo de cara, não é transformar esse aluno em um grande empreendedor, mas sim socializar, ensinar valores, humanizar essas crianças para que elas desde cedo tenham essa visão de como conviver em sociedade, trocar ideias de como valorizar a educação e ao mesmo tempo aprender a caminhar dentro do empreendedorismo”, disse.
A professora Richelly Pereira foi responsável por aplicar o JEPP com os alunos. Para ela, a experiência foi desafiadora, mas gratificante.
“Todas as crianças se empenharam bastante na escolha das temáticas. No decorrer do projeto eles foram identificando o interesse deles. O 1º ano ficou com biscoito, o 2º com sabonetes artesanais, o 3º com brinquedos feitos de material reciclável, o 4º com slime e o 5º ano com alimentação com venda de dindin e cupcakes. Eles vão se unir e decidir o que fazer com o dinheiro”, detalhou.
Para a aluna Rafaela Cavalcante, do 5º ano, o JEPP serviu para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro logo cedo na vida.
“Foi muito bom porque a gente aprendeu o que fazer com o dinheiro, como investir. Cada um teve sua função no projeto. Aprendemos que é sempre bom usar o dinheiro com responsabilidade e gastar com consciência”, afirmou a estudante.
Educação Empreendedora
A metodologia de educação empreendedora do Sebrae desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida. Colabora para o desenvolvimento integral dos estudantes e estimula o seu protagonismo em diversas faixas etárias. Oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.
O contato com a Educação Empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.