ASN RR
Compartilhe

Contratações dos pequenos negócios em outubro alcançam quase 8 em cada dez vagas abertas no mercado

Levantamento do Sebrae mostra que as micro e pequenas empresas geraram mais do que o dobro dos empregos criados nas médias e grandes
Por Márcia Lopes
ASN RR
Compartilhe

No último mês de outubro, do total de 132.714 empregos criados no Brasil, mais de 76% estavam nas micro e pequenas empresas (MPE). O segmento abriu 101.151 postos de trabalho, mais do que o dobro do registrado nas médias e grandes empresas (38.673). Os dados são de levantamento produzido pelo Sebrae a de informações colhidas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O estudo do Sebrae indica que os pequenos negócios caminham para fechar o ano com balanço positivo e grandes expectativas para 2025. “Há muito tempo o Brasil não vivia uma situação de pleno emprego”, assegura o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Esses números são reflexo direto da política econômica promovida pelo presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, que colocou a população de volta no Orçamento, incentivando os pequenos negócios com medidas de incentivo, como o Acredita, que facilita o acesso desses empresários a crédito, gerando mais empregos e renda. Se a MPE cresce, o Brasil avança também. Décio Lima, presidente do Sebrae

Na soma dos dez meses do ano, os pequenos negócios acumularam 1.336.822 novas vagas – ou seja, seis em cada dez contratações. O setor de Serviços segue na dianteira, com 42.134 empregos gerados em outubro. Comércio e Indústria da Transformação vêm na sequência, com 35.493 e 14.708 contratações, respectivamente.

Menor taxa de desocupação em 13 anos

Confirmando o bom cenário da economia, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) aponta que, de agosto a outubro de 2024, registrou-se a menor taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012: apenas 6,2% da força de trabalho do país. Esse foi o menor volume de pessoas desocupadas em uma década (6,8 milhões), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).