No dia 21 de novembro, durante a segunda edição do Delas Summit 2024, realizado em Florianópolis (SC), a empreendedora Valdeniza Bezerra, de Roraima, conquistou o título de vice-campeã no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) na categoria Microempreendedora Individual (MEI). A cerimônia de premiação, que contou com a presença das 25 finalistas representando diversas regiões do Brasil, evidenciando as mulheres que têm se destacado no empreendedorismo nacional.
Valdeniza Bezerra é empresária da Daval Alimentos Amazônicos, negócio que existe há quase 3 anos e apresenta uma variedade de produtos derivados de pimentas e frutos da Amazônia. A empresa teve apoio do Sebrae no início da sua trajetória, através do Programa Inova Amazônia, com apoio da Faperr, sendo uma das empresas selecionadas da região Norte para receber uma bolsa para investimento do negócio.
Desde então, a empresária viu a importância de buscar o apoio do Sebrae em todos as etapas dos planos empresariais. Hoje, faz parte do Projeto Sebrae Delas, que prevê o atendimentos às participantes com consultorias de marketing, finanças, liderança, inteligência emocional, planejamento estratégico, além da participação em missões empresariais e feiras de negócios.
A empreendedora compartilhou que a emoção em ter seu negócio valorizado nacionalmente é um marco em sua carreira.
“Não tenho nem palavras pra explicar o sentimento que está em meu peito nesse momento segurando esse troféu. A sensação de estar no caminho certo, de saber que minha empresa faz a diferença no meu estado e agora, pro restante do Brasil, é muito gratificante. É um sonho realizado!”, cita a vencedora.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma das principais iniciativas de reconhecimento ao empreendedorismo feminino no Brasil. Com 2.000 inscrições nas cinco categorias deste ano, a premiação tem sido uma plataforma vital para impulsionar o empreendedorismo feminino, promovendo visibilidade e desenvolvimento para mulheres em diferentes segmentos.
Margarete Coelho, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, cita que o prêmio existe desde 2004, e que durante todo esse período, o prêmio já recebeu mais de 100 mil inscrições e mais de 200 mulheres foram premiadas.
“Durante toda a existência do prêmio, foram mais de 200 empreendedoras reconhecidas. Mulheres que acordaram cedo. Mulheres que dormiram tarde. Mulheres que bateram na porta do banco e ele não abriu. Mulheres que, muitas vezes, faziam todas as tarefas de casa antes de cuidar da sua empresa. Mulheres que não encontraram vaga no mercado de trabalho. Mulheres que precisaram empreender por necessidade. Foram 200 histórias inspiradoras que este prêmio trouxe à tona.”
Em 2024 cinco categorias foram reconhecidas, sendo duas novas, a ciência e tecnologia, Pequenos Negócios, Microempreendedora individual, Produtora Rural, Negócios Internacionais e Tecnologia e Inovação. Foram 5 premiadas de 25 finalistas.
O Delas Summit, maior evento de empreendedorismo feminino do Brasil, tem expectativa de alcançar mais de 10 mil participantes durante os dias 21 e 22 de novembro, com uma programação extensa com palestras, oficinas e exposições voltadas para mulheres empreendedoras. Neste ano, o evento aborda temas como inovação, sustentabilidade, representatividade, pluralidade e os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios.
O evento também contou com palestrantes de renome, como a empresária Natália Beauty, a influenciadora digital e empresária Mari Maria e outras, que compartilharam suas trajetórias e conhecimentos com as participantes, inspirando muitas a seguir seus próprios caminhos empreendedores.
O Delas Summit e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios são marcos no apoio e fortalecimento do empreendedorismo feminino no Brasil, destacando histórias de superação, inovação e liderança que estão transformando o cenário dos negócios no país.