O Sebrae/RR participou nesta quarta-feira (30), do projeto Inova Food, promovido pelo Senai. O evento contou com palestras, workshops e apresentação de produtos. Durante a abertura, o diretor superintendente Emerson Baú explicou que o segmento de alimentos e bebidas é estratégico, por colaborar com o combate à vulnerabilidade alimentar da população.
A ação teve como objetivo capacitar pequenos e médios negócios do setor de alimentos e bebidas, proporcionando novas ideias sobre as principais tendências e inovações para melhorar a competitividade, eficiência e satisfação do consumidor, gerando resultados práticos e estratégicos para os empreendimentos locais.
Quanto mais nós trabalharmos os empreendimentos, mais eles se fortalecem, e geramos condições de oferecer melhores produtos com valores mais justos para a nossa população. Um evento como esse reforça o projeto que está sendo elaborado pelo Sebrae, em parceria com a Federação da Indústria, para fortalecer a gestão das empresas, a produtividade, a eficiência e o mercado. Hoje encerramos uma etapa de um ciclo com a apresentação de mercado para mostrar os produtos e serviços que nós temos da indústria de alimentos e bebidas do Estado, declarou o diretor superintendente do Sebrae, Emerson Baú.
João Marcos, gestor do projeto, explicou que o evento apresentou uma mandala de tendências do mercado para o setor do food service, trazendo para Boa Vista ideias e inovações que são referência em outros estados e podem ser desenvolvidas pelas empresas locais. João reforçou que a parceria com o Senai proporcionou workshop prático com enfoque de produtos amazônicos, contribuindo com a regionalidade e particularidades de Roraima.
Marcelo Chaves, gerente de educação profissional do Senai representou a diretora regional da instituição, Almecir Câmara na abertura, e disse que esperam poder capacitar cada vez mais a população roraimense, ofertando diversos cursos profissionalizantes, principalmente do segmento de gastronomia, incluindo a programação de cursos gratuitos ofertados ao longo do ano pelo Senai.
Para o momento da palestra, o consultor Franz Carioba trouxe uma apresentação sobre o mercado do food service, apresentando dados e pesquisas com consumidores.
Desta maneira extraímos o que pode ser aplicado, e o consumidor cada vez mais exigente, fazendo outras considerações na hora das suas escolhas, na hora de decidir pra comer fora de casa. Então em algum momento ele está com um orçamento mais curto, ele precisa coisas que se encaixem no seu bolso. Em outro momento ele quer muito sabor, muito prazer, muita indulgência. Então são momentos diferentes, são ocasiões de consumo diferentes para o mesmo consumidor, então precisamos estar atentos aos detalhes para poder fazer a oferta correta, com o valor correto, da forma correta.
OS PARTICIPANTES
Socorro Guimarães, da empresa Cats Cake trabalha com bolos e biscoitos, decidiu participar do evento porque já teve outras experiências positivas com o Sebrae, e quer continuar inovando, adquirindo novos conhecimentos e vendas dos produtos.
Já Bladimir Salas, da empresa Migos Donuts, contou que a participação em eventos como este geram divulgação e posicionamento de marca. “Não podemos achar que todos já conhecem a nossa marca, é sempre uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, e gerar parcerias, então para nós é um prazer participar”.
Trazendo kombucha como inovação para o evento, Regina Marques foi com seu objetivo definido: encontrar novos parceiros e novos consumidores para o seu produto.
É um mercado novo em Roraima, e estou me firmando, já tenho meu produtos em casas de produtos naturais, e hoje estou aqui com a intenção de fazer novos negócios, disse.