ASN RR Atualização
Compartilhe

Primeira edição da Agrosurr finaliza com sucesso de público e negociações

Evento aconteceu em Rorainópolis
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Com serviços, atendimentos e negociações, chega ao fim a primeira edição da Agrosurr Roraima. Realizada nos dias 18 e 19 de outubro, em Rorainópolis, o evento contou com a participação de diversos produtores e agricultores locais, que puderam aproveitar as conexões com instituições e grandes empresas.

Conforme a gerente da Unidade de Atendimento da Região Sul (UARS), Carolina Padilha, o evento é uma grande oportunidade para fortalecer a economia e criar conexões entre os moradores, produtores e fornecedores, ela participou inclusive de articulações entre comerciantes locais e fornecedores de Boa Vista.

Esta é a grande sacada deste evento, o Sebrae vem para promover essa conexão entre as pessoas e as empresas, temos ouvido muito por aqui que o Sebrae trouxe esperança de crescimento e prosperidade à região Sul do Estado.

Stefanie Rosa é engenheira agrônoma e proprietária da empresa Solo Fácil, e contou que é a primeira experiência em parceria com o Sebrae/RR. Conforme a empreendedora, a empresa é no estado, e atua na área de estudos, capacitação e preparação de solos.

É uma ótima oportunidade para nos conectarmos com novos produtores e possíveis clientes, porque fazemos um trabalho de estudo profundo das propriedades, de entender o que aquele produtor precisa e o que pode ser feito de melhoria nos locais de plantação e cultivo. disse.

A Cepal Poços Artesianos também esteve presente no evento, trazendo inovação aos produtores locais, com novidades e possibilidades de expansão de negócio com os poços. Juvêncio Neto, CEO da empresa, relatou que ter um poço artesiano atualmente é uma grande necessidade, visto as crises hídricas que o país enfrenta, então, com o armazenamento adequado da água, os produtores conseguem enfrentar de maneira mais leve as fortes secas, sem afetar tanto a produção. Juvêncio explicou que o solo de Rorainópolis enfrenta ainda algumas particularidades, pois parte da região é muito propícia para a água, entretanto, a outra metade do município enfrenta desafios severos.

Lucas Pontel, diretor da Roraima Leilões, apresentou diversos animais que serão expostos também na Expoferr, que acontece no próximo mês, entre cinco e nove de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho.

Trouxemos aqui uma grande diversidade de bovinos, suínos e equinos, e esses animais podem contribuir muito com o agronegócio aqui em Roraima. contou.

Norberto Saggioro é aposentado e futuro empreendedor da agroindústria, com a empresa Acuma, trouxe ao Agrosurr dois produtos que foram sucesso: melaço de macaxeira e vinho de cupuaçu, ele contou que começou a desenvolver os produtos em 2016, e foi uma jornada de aprimoramento e inovação.

Vim ao Sebrae ver o que eles tinham para me oferecer, e para mim foi uma experiência incrível, eu quero abrir minha empresa agora e começar a expandir a venda dos meus produtos, que acredito que a maior diferença é o ineditismo, não vejo outros locais do Brasil comercializando os produtos iguais aos meus, e estou muito feliz e grato por estar aqui.

Por curiosidade, ele contou à equipe que Acuma significa “Agroindústria de Cupuaçu e Mandioca”.

Thaís Andrade, proprietária da empresa Mundo Mineiro há cerca de quatro anos, foi sucesso durante o evento, trazendo duas especialidades inovadoras: queijo e doce de leite de búfala.

Eu também trabalho com outros tipos de doces e iogurtes naturais de variados sabores, mas o que mais o pessoal pede mais e gosta é o queijo de búfala e o doce de leite. Minha experiência na feira foi ótima, gostando muito, porque apesar de a gente nunca ter tido a oportunidade de expor, eu achei bem gratificante.

Itamar Fernandes, pecuarista e proprietário da queijaria da Fazenda Santa Cecília, também trouxe laticínios com três tipos de queijo para a feira: queijo tradicional, com goiabada e temperado. Ele contou que trabalhava com gados de corte e de leite em Goiás, anos atrás, então começou a produzir queijos tradicionais de forma artesanal, e depois o empreendimento cresceu, e ele começou a desenvolver outros produtos, incluindo os produtos citados e também tipos de iogurtes.

Conquistando a clientela pela sua simpatia, a Agrosurr contou com a participação de Eloi Paulino, produtor de cachaça e morador da vicinal 9, ele contou que o empreendimento vem de família, e relembrou momentos da infância enquanto seu avô produzia cachaças e rapaduras.

Eu cresci dentro das fábricas, aprendi com toda a minha família, tudo que está aqui eu faço com muito carinho, eu trouxe cachaças tradicionais, com jatobá, e outros ingredientes. O comércio aqui na região está melhorando, e agora que tenho selo no meu produto, as vendas aumentaram. contou.

A Unidade de Gestão Estratégica e Inovação (UGE), entrevistou ao todo cerca de 200 pessoas, que relataram o bom relacionamento com a instituição.

Confira a lista completa de stands presentes na primeira edição da Agrosurr:

Rüdell XCMG; Honda; Cepal Poços Artesianos; JP Drone Norte; VL Agropecuária; Impacto Solar; Potência Agrícola; Barreto Serviços Agrícolas e Florestais; Solo Fácil; Green Máquinas – John Deere; Agrolucas; Roraima Leilões; Akmos; Arco Norte Fertilizantes; Lirauto; Ailton Móveis Rústicos; Potência Máxima Máquinas Agrícolas; Rural Projetos; Haus Bier; Farinha Ouro do Campo; Mundo Mineiro; Plantão do Pão; Agrihort; Cachaça Artesanal do Elói; Sítio Paiva Pereira – Sul Orgânico; Molhos de Pimenta Sítio Ouro Verde; Açaiteria Adriana; Queijaria Fazenda Santa Cecília, e Bom Paladar.

-

Próximos eventos 

Acontece amanhã (20), a corrida Sebrae 2024 etapa Rorainópolis, com a participação do atleta e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, a partir 16h, com concentração na Unidade Sebrae de Atendimento da Região Sul.

-

Palestra-show ‘Mulheres que inspiram’

Evento dedicado a celebrar e reconhecer o impacto das mulheres na sociedade, em alusão ao outubro rosa, mês de sensibilização ao câncer de mama, destacando histórias, liderança e empoderamento feminino. Palestrantes: Mari Anjo Rosa e Luanna Toniolo.

Toda receita gerada no evento será revertida à Liga do combate ao câncer de Roraima

Data: 22 de outubro

Informações aqui

-

Palestra “Comunicação e os Negócios” com Giuliana Morrone

Evento com foco na comunicação empresarial, que vem passando por uma transformação profunda nos últimos anos, com as novas tecnologias digitais e mudanças no comportamento do consumidor.

Data: 28 de outubro

Informações aqui