Na manhã desta quarta-feira (16) o Sebrae/RR reuniu na Sede Administrativa agentes do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) das modalidades, produtividade, rural e Educação Empreendedora, em um encontro com o consultor do Sebrae Nacional do Programa, Mateus Bernardino, para trocas de informações e apresentação de metodologias rápidas no desenvolvimento das empresas envolvidas.
O Programa ALI visa inserir agentes de inovação nos comércios locais, para desenvolver atividades em conjunto aos empresários. Os agentes de inovação presentes discutiram ações que auxiliam na criação do plano de ação para implementar nas empresas gerando resultado e mensuração final nas etapas.
Com objetivo de aplicar uma metodologia de inovação ao longo dos atendimentos, o Programa ALI analisa o cenário, prototipa, valida, implementa e mensura o resultado das soluções de inovação trabalhadas. Para as empresas e propriedades rurais são mensurados os indicadores de produtividade e faturamento e para as escolas atendidas são mensurados os índices de inovação nas práticas pedagógicas.
A conexão entre o Sebrae Nacional com os estados é de suma importância para o repasse de informações pertinentes ao projeto. No encontro, o consultor do Sebrae/NA esclareceu informações para os agentes locais e compartilhou boas práticas de outros estados que podem ser implementados em Roraima, além de coletar com a gestão, os agentes e com as empresas, informações, resultados e boas práticas de gestão e de atendimento para repassar para as outras UF’s.
O Diretor Superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, comentou a metodologia aplicada no Sebrae Nacional dentro do Programa ALI:
O Sebrae Nacional implantou uma política extremamente interessante, um indicador que quer reforçar seus trabalhos foca no que vai ser mais barato para a empresa, e o que é mais barato para empresa: conquistar um novo cliente ou manter um cliente? Sem dúvidas manter o cliente, essa perspectiva nos dá um olhar de manutenção do cliente como um investimento e a gestão faz questão de que o cliente seja atendido por um grupo de projetos especiais para gerar um bom empreendimento.
Já o consultor do Sebrae Nacional, Mateus Bernadino, destacou os dados sobre o aumento da produtividade no programa em Roraima:
O Programa Ali Não Tem Fronteiras, desde 2016 a gente vem atendendo mais de 450 mil micro e pequenas empresas. Roraima é um eixo muito estratégico para o Sebrae, por ter uma diversidade de segmentos para serem atendidos e com boas práticas de gestão e atendimento das empresas. Foram mais de 16% de aumento de produtividade nas empresas aqui no estado, isso faz com que a gente tenha a garantia de bons frutos, de uma gestão efetiva e de agentes locais que com base na metodologia, acabam agregando bastante o acompanhamento das empresas para gerar resultados de impacto.
Na oportunidade, o consultor apontou um feedback positivo de uma dos empresários local atendido pelo programa:
Conversando com os empresários nós percebemos a importância do agente local aqui em Roraima para a sobrevivência das empresas. Ouvi de uma empresária que sem o ALI a empresa não estaria de portas abertas hoje, isso faz a gente ter certeza de que o programa traz bons resultados, faz uma diferença muito grande e os agentes locais são de extrema qualidade para representar o Sebrae nesse atendimento junto às empresas.
O gestor do projeto em Roraima, Paulo Tinôco, ressaltou os resultados vantajosos obtidos no último ciclo mensurado do programa no estado:
A metodologia do programa ALI é feita para ser aplicada no Brasil como um todo e aqui no estado tem funcionado perfeitamente. Os últimos resultados demonstraram aumento de produtividade de 21% das empresas participantes e um aumento de 8,5% nos seus faturamentos, num prazo de apenas seis meses. Então, esses resultados mostram que a metodologia de maneira bem aplicada e bem gerida pelos agentes e pela gestão do programa, demonstra o quão efetivo ela é. E o mais interessante é que ao final da bolsa, os bolsistas entregam o material acadêmico para a sociedade, no qual eles explicam ali e demonstram com o estudo acadêmico a efetividade do processo que eles viveram.
O encontro realizado entre a gestão estratégica do Programa na área nacional agregou tanto o trabalho da ponta para os gestores nacionais, quanto a visão estratégica para os agentes em Roraima, que passam a entender como a metodologia é pensada e desenvolvida, assim, aplicam uma análise acerca de um panorama nacional e regional possibilitando-os ver os seus resultados.
Na ocasião, foi feita uma análise de indicadores trabalhados pelo programa ALI, o que torna essa parceria cada vez mais sólida e ressalta a importância das visitas dos gestores e consultores nacionais aos trabalhos desenvolvidos no estado.
E não parou por aí, durante a tarde, os agentes locais de inovação, o gestor do projeto e consultor Mateus Bernardino tiveram uma agenda cheia de visitas às empresas atendidas pelos programas. Algumas delas foram: Restaurante Tropical do Norte, Brizza Pilates e Fisioterapia, Cazarão Concept e Kreuz Confeitaria.
Para participar do Programa ALI:
A próxima a turma do ALI Produtividade acontece a partir de janeiro de 2025. As empresas são convidadas através dos agentes, indicadas através das carteiras setoriais ou por adesão através dos nossos canais de comunicação. Acompanhe a Agência Sebrae de Notícias para aproveitar as oportunidades.