A educação é a ferramenta para uma sociedade justa e igualitária, é com este intuito que o Sebrae trabalha a educação empreendedora, em parceria com as escolas desde o ensino básico ao ensino superior. Neste dia dos professores, a instituição reforça as ações em prol da educação transformadora e de qualidade.
O Programa de Educação e Empreendedora do Sebrae, é um programa focado no desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras nos alunos do ensino básico, fundamental 1 e 2, ensino médio, até o ensino superior. O programa também tem como objetivo instigar os profissionais de educação, sejam coordenadores, gestores, professores, e toda a governança que trabalha com a educação, incentivando o olhar imersivo e a prática empreendedora no dia a dia, na atuação da sala de aula, vida particular, âmbito profissional, e nas demais áreas que atua.
Conforme o coordenador de Educação Empreendedora, Talison Silva, todas as ações desenvolvidas têm como objetivo preparar os jovens e demais participantes para o mercado de trabalho de maneira mais qualificada, capacitando-os para enfrentar desafios e resolver problemas com eficácia.
Além dos alunos, também atendemos os profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores escolares, diretores e gestores, bem como autoridades governamentais, como secretários e coordenadores de departamentos de ensino. A educação empreendedora, de forma significativa, impacta o âmbito social, transformando a vida dos educadores, promovendo o desenvolvimento de comportamentos e habilidades essenciais ao longo do uso dessa metodologia, destacou.
Ele enfatiza que essa abordagem estimula os educadores a pensar de forma inovadora, incentivando a resolução criativa de problemas, gerando novas ideias e impactando positivamente suas vidas pessoais, especialmente em aspectos como comunicação, liderança, autossuficiência, planejamento e gestão.
Por fim, Talison reforça a relevância da educação na sociedade: “A educação empreendedora é transversal, permeando todos os âmbitos — profissional, pessoal, político e outros segmentos”.
A ATUAÇÃO EM RORAIMA
Em 2024, o Sebrae Roraima realizou mais de 25 palestras e 15 capacitações para os professores. Além disso, 20 escolas selecionadas foram beneficiadas por consultorias que, em colaboração com professores e gestores, desenvolveram projetos inovadores focados em tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade. O Programa ALI Educação Empreendedora está acompanhando mais de 20 gestores e coordenadores, estimulando-os a criar iniciativas que promovam um impacto significativo no ambiente escolar, por meio de ideias que incentivem o comportamento empreendedor.
Neste ano, foram realizadas 12 jornadas pedagógicas apoiadas pelo Sebrae Roraima, que incentivaram os educadores a adotar uma visão disruptiva sobre empreendedorismo e a compreender como a educação empreendedora pode transformar vidas. As principais temáticas abordadas com os educadores incluem metodologias ativas, educação financeira e inteligência emocional.
Além disso, o Sebrae continua ofertando ações que proporcionam conteúdo de qualidade aos educadores, complementando a educação empreendedora por meio de formações em metodologias educacionais para implementação em sala de aula.
O Sebrae reconhece e parabeniza todos os professores e profissionais de educação que transformam o mundo com dedicação e sabedoria.