ASN RR
Compartilhe

Produtores rurais de Roraima fazem visita técnica ao Centro de Biotecnologia de Ponta Grossa

A visita foi realizada durante missão técnica ao Paraná com os participantes do projeto de Bovinocultura para firmar parceria para melhoramento genético
Por Redação
ASN RR
Compartilhe

Durante a missão os produtores rurais conheceram o Centro de Biotecnologia de Ponta Grossa que atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos, além de fazendas especializadas na produção de leite para grandes indústrias.

O SEBRAE/RR promoveu uma missão técnica ao Paraná para os produtores que fazem parte do projeto de Bovinocultura com o objetivo de contribuir para o melhoramento genético do rebanho de Roraima, difundir experiências e profissionalizar as propriedades rurais que atuam com gado de leite e corte.

Segundo Ricardo Belém, gestor do projeto de Bovinocultura da instituição, a finalidade da missão foi alcançada, tendo em vista que os produtores tiveram conhecimento sobre todo o processo de melhoramento genético por meio de uma parceria com o Centro de Biotecnologia da Reprodução Animal de Ponta Grossa do CESCAGE.

“Além de conhecer novas estruturas e tecnologias, os produtores tiveram a oportunidade de fechar negócios com o CESCAGE para implantação de embriões de alta linhagem que melhorará a genética do rebanho em Roraima, tornando esses empreendimentos rurais mais competitivos”, acrescentou Belém. 

O projeto de Bovinocultura tem como objetivo levar inovação para dentro da propriedade rural e com isso melhorar a rentabilidade do produtor, diminuindo o custo e tornando o negócio rural autossustentável. Segundo Ricardo Belém para melhorar a rentabilidade é preciso investir no ganho de peso dos animais por meio do melhoramento genético e do equilíbrio nutricional.

Para o advogado Diego Pauli, que possui uma propriedade na região de Mucajaí, participante do projeto, a missão foi uma das melhores ações já organizadas pelo SEBRAE/RR.

Para ele, a atividade que mais contribui para o desenvolvimento da pecuária é a agricultura por meio da integração das atividades, e isso foi constatado nas missões, além da oportunidade de fazer negócios, a exemplo da possível parceria que será firmada com o CESCAGE para transferência de embrião.

“Na minha percepção, as missões técnicas, são uma das melhores ações do projeto, porque possibilitam aprendizado, troca de experiências e bons negócios”, disse Diego Pauli.

Elias Nunes de Souza, que há 20 anos trabalha com gado de leite na região do Cantá e comercializa cerca de 500 litros por dia para um laticínio do município, aproveitou a missão para firmar parceria, pois pretende ter um plantel de alta qualidade em sua propriedade.

“Há quatro anos participo do projeto do SEBRAE/RR e considero muito importante participar da missão técnica, pois em Roraima está nascendo tudo e nesse cenário quem investir vai ter resultado,” explicou Elias Nunes.

Já para o produtor rural Antonio Leal, o SEBRAE/RR é um parceiro fundamental do seu empreendimento rural.

“Se não fosse o SEBRAE/RR eu nem estaria mais investindo nessa área. Tudo que eu aprendi foi por meio dos projetos da instituição, inclusive orientação para ter acesso a crédito. Hoje só dependo do selo de leite artesanal para decolar com os negócios,” afirmou seu Leal.

As visitas às propriedades rurais foram conduzidas pelo médico veterinário do CESCAGE, Carlos Grimm, que acredita que Roraima despontará e será referência na pecuária no extremo norte.

-