O Sebrae Roraima promoveu a primeira reunião preparatória do II Salão de Turismo de Roraima. Com algumas novidades, este ano, o evento irá integrar as atividades do programa Investe Turismo, destacando o principal cartão-postal internacional do Estado que é o Monte Roraima e também as potencialidades existentes nos 15 municípios do estado.
O objetivo é atuar com o público local, fazendo com que a própria população do Estado conheça os diversos atrativos, serviços, profissionais e empresas que atuam no setor localmente.
O Sebrae, como gestor do Investe será o organizador principal juntamente com entidades como o Departamento de Turismo do Estado (DETUR), empresários do setor e outros parceiros. Porém, a proposta é que todo o evento seja construído de maneira participativa, conforme explicou Isabel Diniz, gestora do programa em Roraima.
“A gente não faz nada sozinho e por isso, convidamos as empresas, instituições e os profissionais que atuam no Turismo em Roraima para somarem conosco. Com o empenho de todos, saber se eles concordam, se é viável, como pensam a estrutura e as atividade então, se houver o empenho de todos a gente consegue fazer um evento bem bacana e é isso que vamos discutir nesses encontros preparatórios”, disse.
Isabel explicou que uma das vantagens para este ano é que existe aporte financeiro garantido pelo programa Investe Turismo o que irá subsidiar custos como a da estrutura do evento, por exemplo.
“O Investe tem dentro das suas ações os eventos de divulgação. E nós queremos trazer as nossas empresas e profissionais para que eles consigam divulgar os seus produtos e serviços dentro do próprio Estado. Porque tem muita gente daqui estado que não sabe que temos empresa de turismo, de guia, parceiros. Então, a gente precisa fazer esse trabalho interno, atraindo a nossa população, fazendo negócios entre eles e outros empresários. A gente tem essa perspectiva de fazer essa ligação e a geração de negócios”, afirmou a gestora.
Segundo Bruno Dantas Muniz, diretor do Departamento de Turismo do Estado (Detur), o setor de turismo movimentou mais de R$ 300 milhões em 2019. Para ele, o principal objetivo do Salão será dar visibilidade a todos os atrativos turísticos consolidados em Roraima.
“Temos o Monte Roraima como carro-chefe por ser um dos destinos internacionais selecionado dentro das ações do Investe. Mas, o programa também nos dá a possibilidade de divulgar os nossos 15 municípios e as atividades turísticas existente. Vamos fazer isso, mostrando para a nossa própria população o que existe em Roraima”.
Deliberações – A primeira reunião contou com a participação de aproximadamente 35 participantes entre empresários, representantes de instituições, guias e estudantes. No encontro foram selecionadas duas possíveis datas para a realização do evento, bem alternativas de locais. Nas próximas etapas, serão definidas as questões como estrutura, programação e a confirmação das empresas e profissionais participantes.
