O selo ISO 9001 se trata de uma norma mundial que orienta as empresas na padronização de produtos e serviços com foco na qualidade. Poucas pessoas sabem o que o selinho dourado significa, apesar da sigla já ter sido encontrada estampado em diversas embalagens.
Resumidamente, pode ser definido como um trabalho minucioso feito dentro das empresas que prezam pela qualidade. Elas utilizam esses critérios para promover o melhoramento de processos, padronização de produtos e procedimentos além do engajamento de seus colaboradores na cultura de qualidade. O objetivo principal é garantir a satisfação do cliente.
Para o Sebrae Roraima, esse é um ponto muito importante e por isso, o Sistema investiu nas adequações necessárias para atender aos critérios de gestão de qualidade, conseguindo manter a certificação ISO 9001.
Na prática, essa conquista representa um esforço conjunto para oferecer o melhor atendimento possível aos empresários e potenciais empreendedores de Roraima. “O ganho maior é a padronização dos processos, a integração das equipes e o mais importante, as pessoas entenderem a cultura de qualidade, buscando a satisfação dos clientes internos e externos”, explicou a assessora Gilma Raquel Carvalho.
Apesar do assunto parecer bastante teórico, os resultados práticos são evidentes em aspectos como melhoria organizacional, eficiência e até redução de custos. “Pra mim é muito prazeroso desenvolver esse trabalho, aprendi muito. A ISO 9001 traz um ganho significativo, não é apenas teoria mas, a gente vê efeitos práticos no dia-a-dia do Sebrae. E nós temos uma diretoria muito comprometida com a gestão de qualidade, então essa certificação veio somar a essa visão de excelência que a nossa diretoria busca continuamente”, disse.
Para este ano, uma das metas do Sebrae Roraima é ampliar as ações de capacitação, estimulando o envolvimento cada vez maior dos seus colaboradores com a cultura da gestão de qualidade. O cronograma de encontros prevê o atendimento tanto à equipe do Comitê Gestor quanto a outros colaboradores.
“Vamos investir em ações mais abrangentes para disseminar a cultura de qualidade em todo o Sebrae, é um trabalho contínuo e diário. Entendo que um dos nossos grandes desafios para 2020, será conquistar a certificação na ISO 14001 porque ela trata da estruturação de sistema ambiental. Então, ela é mais complexa porque vamos ter que atender normas próprias da legislação ambiental e isso demanda mais esforço”, disse.
Benefícios conquistados pelo Sebrae Roraima com a ISO 9001
– Ampliação da Cultura de Gestão de Processos: A ISO contribuiu para mapear e integrar os processos que fazem parte do escopo e facilitou o mapeamento dos processos. “Isso permitiu padronizar as etapas para que qualquer profissional consiga executar esse trabalho, chegando ao mesmo resultado”.
– Capacitação de Colaboradores no Processo de Qualidade: O Sebrae organizou uma agenda de capacitações que serão ministradas aos seus colaboradores em 2020, com foco na qualidade em gestão. “A cultura da qualidade faz as pessoas que estão na ponta entender que cada entrega concluída é uma entrega para o cliente. E precisamos garantir a satisfação dos nossos clientes”, afirmou Raquel.
– Avaliação e Mapeamento dos processos: Todos os processos contemplados no escopo da ISO 9001 foram mapeados, contribuindo para registrar a memória do processo e a padronização. “Esse é um grande ganho. Já tínhamos um mapeamento mas não com esse detalhamento, onde é possível identificar os gargalos que podem ser melhorados, os riscos de cada processo, a medida de gestão para cada risco, os documentos que fundamentam aquela atividade, o resultado que se pretende entregar, dentre outras coisas. Isso gera uma clareza para os envolvidos e permite um melhor entendimento dos procedimentos que consequentemente traz um resultado de maior qualidade. Além disso, com o processo mapeado temos a possibilidade de sugerir oportunidades de melhorias”, disse.
Raquel destacou que essas conquistas se tornaram possíveis graças ao incondicional e a participação efetiva da liderança do Sebrae Roraima. “Se não tiver esse compromisso da liderança você não avança. Tivemos total apoio da nossa Superintendente Luciana Surita, que juntamente com o Diretor de Administração e Finanças Almir Sá, deram apoio necessário para conquistarmos mais este importante resultado”.
Saiba Mais
ISO é sigla de International Organization for Standardization, uma organização criada em 1946, que estuda e desenvolve normas que podem ser usadas por qualquer tipo de empresa em qualquer país do mundo.
No caso da 9001, a proposta é estabelecer uma gestão de qualidade. Apesar de muita gente relacionar o selo à padronização de um produto, a norma trata também de serviços, facilitando especialmente, a mensuração de resultados.
Para as empresas, a metodologia auxilia na identificação e correção de processos que precisam ser melhorados além documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
A certificação também contribui com a competitividade, considerando que algumas empresas incluem como pré-requisito em contratos que seus fornecedores tenham a ISO 9001, pois ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.
Para os clientes, esse selo garante confiabilidade de que produtos e serviços serão criados de forma repetitiva e consistente, mantendo a qualidade de acordo com o que foi definido pela empresa.
As empresas certificadas pela ISO 9001, possuem competência para utilizar o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action). Ele é considerado uma das ferramentas mais famosas de gestão da qualidade e significa planejar, fazer, checar e agir.
Princípios da qualidade
A proposta do ISO se baseia em oito princípios da qualidade. São eles:
– Foco no Cliente: o maior esforço é atender as necessidades do cliente de forma satisfatória, buscando a fidelização.
– Liderança: deve estar antenada com os avanços de mercado e oferecer as ferramentas necessárias para que seus colaboradores executem com eficiência suas tarefas.
– Abordagem de Processo: analisa a relação entre os colaboradores e as tarefas que são executadas, a relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para o bom desempenho das atividades.
– Abordagem Sistêmica para a Gestão: permite a avaliação e organização dos processos que passam a ser visualizados como sistema.
– Envolvimento das Pessoas: destaca a equipe de trabalho como um dos principais recursos da empresa.
– Melhoria Contínua: trata da aquisição de conhecimentos para que o trabalho seja executado com qualidade.
– Abordagem Factual para Tomada de Decisões: orienta a utilização das informações do Sistema de Gestão da Qualidade para a visualização de oportunidades e desafios.
– Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: estimula a melhoria na relação entre a empresa e seus fornecedores.
