O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. São pelo menos 150 milhões de usuários ativos do Facebook no Brasil. Em relação ao Instagram, são mais de 60 milhões usuários que classifica o país como o terceiro do mundo que mais usa essa ferramenta digital.
-
Por isso, cada vez mais especialistas estão focados nas estratégias de marketing on line. Os clientes agora procuram por produtos e serviços nas redes sociais e se fazer presente neste ambiente virtual é essencial para o ser encontrado, conquistar novos clientes e ter mais sucesso no negócio.
-
Em O Livro Secreto das Redes Sociais, o autor Juliano Kimura lembra que “uma loja física pode atender centenas de pessoas. Uma loja virtual, por outro lado, pode atender milhares”.
-
Ele é formado em Marketing Digital, Inovação e Gameficação e se dedicou a estudar estratégias de engajamento nas redes sociais. Afinal, likes ou curtidas nem sempre representam vendas. Mas, Kimura destaca ainda que “não é mais uma decisão se sua empresa está nas redes sociais. Se não estiver, seus clientes lhe colocarão lá, querendo ou não!”.
-
E como a comunicação nas redes sociais é multilateral, todos produzem conteúdo, essa presença pode ser provocada por um fator positivo ou, em alguns casos, por uma reclamação. Portanto, é indispensável que profissionais e empresas usem as redes sociais a seu favor.
-
Para ajudar nisso, o Sebrae Roraima conversou com três profissionais que se tornaram digitais influencers em diferentes áreas, além de representantes de Agências locais que atuam diretamente com o Marketing Digital, oferecendo produtos e serviços para as empresas que desejam se conectar com seus potenciais clientes a partir dessas ferramentas.
-
Com a palavra, os digitais influencers
É muito comum acompanhar fotos, vídeos e stories de digitais influencers dedicados ao mundo da moda. A maioria em Roraima trabalha com a divulgação de roupas e acessórios, especialmente femininos. Mas, existem referencias em outras áreas.
-
Kácio Mourão (@drkaciomourao) por exemplo, é médico e se dedica ao estudo da medicina estética e longevidade saudável. Atuou por alguns anos como professor de cursinhos preparatórios e utiliza o seu perfil no Instagram para dar dicas de saúde e bem-estar, divulgar produtos e serviços relacionados ao tema além de compartilhar sua rotina cotidiana.
-
O Sebrae Roraima consultou também Renan Campelo (@renancampelo). Ele é instrutor de culinária, colunista gastronômico e o responsável pela primeira padaria on-line do Estado, a Mr. Bacon & Bread. No seu perfil, divulga a rotina de trabalho, dicas e receitas deliciosas.
-
Quem completa esse time de Digital Influencers é Gabriela Soares (@gabsoaresrr). A moça é formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Comunicação e Marketing nas Redes Sociais e atua como coordenadora de planejamento na agência LikeU, uma das empresas especializadas em Marketing Digital de Roraima. Ela também faz palestras e consultorias, além de usar seu perfil pessoal para dar dicas semanais sobre recursos do Instagram.
-
PAPO DIRECT
Kácio Mourão (@drkaciomourao)
-
Quando você despertou para uso comercial das redes sociais?
Quando alguns seguidores começaram a me perguntar sobre produtos e procedimentos que eu fazia. Daí percebi que, de alguma forma, eu estava despertando a vontade de algumas pessoas em relação ao que eu postava. Não apenas em relação a consumo, mas também sobre mudanças de hábitos e qualidade de vida.
Que tipo de temas você aborda?
Gosto muito de falar sobre qualidade de vida, envelhecimento saudável e saúde mental. Por um tempo também falava sobre a vida de interno. Mas agora que me formei, falarei sobre a minha nova trajetória dentro da medicina estética e longevidade.
-
Como usar as redes sociais a seu favor?
Há muita coisa positiva em relação ao uso das redes sociais. Aumentou meu networking, conheço instituições mundo afora afins à área de atuação a que decidi me dedicar, consigo mensurar o quanto as pessoas gostam de alguns conteúdos pela forma como interagem comigo, além de poder compartilhar conhecimentos e aprender com posts de influenciadores de outros nichos. Sem dúvidas as redes sociais são uma forma rápida e eficaz de propagação de informações. Tem muita coisa boa e tem muita coisa ruim. Precisamos saber filtrar.
-
Renan Campelo (@renancampelo)
Quando você despertou para uso comercial das redes sociais?
O uso das redes sociais como forma de trabalho iniciou há três anos, a partir do momento que comecei a receber propostas de convites para campanhas e divulgação de produtos e serviços. Nesse momento eu já possuía um negócio (@mr.baconbread) no Instagram, onde 100% das vendas aconteciam por lá. No geral, a situação foi acontecendo naturalmente.
-
Para um profissional ou uma empresa, qual a vantagem de divulgar nesses meios?
Hoje em dia, é extremamente necessário que o empreendedor e a marca possuam um canal que estreite o contato com seu cliente. O cliente é quem paga as contas.
-
Gabriela Soares (@gabsoaresrr)
-
O insta é a única plataforma que você utiliza?
Atualmente eu utilizo mais o Instagram. E eu coloco algumas coisas no meu Twitter mas, é só para direcionar as pessoas para o meu Instagram. Não é uma rede social muito estável, futuramente meu projeto é ter um site, onde vou colocar todas as informações lá.
-
Para um profissional ou uma empresa, qual a vantagem de divulgar nesses meios?
A vantagem é que você vai ter um posicionamento nas redes sociais. Se você é uma empresa que está há anos no mercado, construiu uma credibilidade, tem i histórico, você também precisa ter isso nas redes sociais. Se você é um profissional que trabalha com mentoria, consultoria, você precisa estar divulgando seus serviços, estar mostrando, precisa estar aparecendo. Porque a rede social é de pessoa para pessoa então, a partir do momento que tem uma empresa ativa e eu querendo consumir esse produto, me sinto mais próxima. Eu vou ter a facilidade de saber dos serviços, valores, saber se tem ou não tem, é muito mais rápido. Então, a vantagem é que você pode ter um atendimento mais exclusivo, ter uma venda mais rápida, ter uma melhor conectividade com o seu cliente. Além do contato, de permitir esse alcance maior de interação com o público, ter um espaço nas redes sociais, criar conteúdo, vai muito além do preço do produto ou do produto apenas. Você também tem possibilidade de produzir muito conteúdo. Se eu tenho um loja que vende um produto específico, eu posso falar sobre a atividade dele, origem dele e formar a minha audiência. Todo mundo gosta de aprender, gosta de consumir conteúdo rápido. E quando a empresa reposta algo do seu cliente, as pessoas gostam dessa exposição e isso acaba gerando uma interação maior, um engajamento maior, podendo criar até uma comunidade.
-
Qual a vantagem investir em publicidade nas redes sociais?
John David (Mellius MKT) – Na mídia de massa, você não consegue escolher de forma assertiva o teu público alvo. Então, você faz um panfleto e acha que vai alcançar um certo tipo de público. Você faz jornal, TV e torce que todo mundo esteja assistindo aquele programa que está passando a sua propaganda com o que elas desejam comprar. E é um investimento muito alto. Já com as redes sociais, você consegue atrair quem está mais perto de você. Eu consigo fazer anúncios só para homens, só para mulher, só para quem visitou meu perfil, eu consigo atingir um certo público alvo de acordo com o interesse que ela tenha. Se eu sou um médico que fala sobre nutrição, consigo encontrar pessoas que pesquisam sobre nutrição na internet. Se eu sou um material de construção e quero vender tijolos, eu posso encontrar famílias recém-casadas que estão construindo casas, vendo sobre reforma, decoração. Eu posso fazer anúncio para esse tipo de pessoa algo que na mídia tradicional, você jamais vai ter. Então, a mídia se torna muito mais assertiva e com investimento baixo.
-
Frank Infoccus – Está comprovadíssimo que a internet permite segmentar o público de maneira mais eficaz que os meios convencionais. Por exemplo, posso classificar o público que eu quero alcançar: homens, mulheres, uma faixa etária específica, uma cidade especifica e isso permite que o investimento seja menor e com maior alcance para que esse tipo de público que realmente se quer alcançar. Essa é a principal vantagem do investimento nas redes sociais. Os meios tradicionais alcançam muitas pessoas, mas ela chega para qualquer um que possa escutar ou ver a sua publicidade enquanto que a rede social tem a vantagem de você poder escolher em quem você quer chegar com a sua mensagem e isso é muito importante hoje em dia.
-
“A internet quebrou todas as barreiras geográficas, financeiras e até de tempo porque você pode gravar um vídeo e a qualquer momento da vida, ele vai estar disponível. Financeiro, porque você não precisa de grandes verbas para mídias tradicionais, hoje, com R$ 10 ou R$ 20 você consegue alcançar algumas milhares de pessoas. Geográficas porque você consegue conversar com qualquer pessoa no mundo. Então, é uma oportunidade que jamais na história foi vista. Você pode eternizar sua mensagem, seus vídeos e otimizar isso para que as pessoas te vejam cada vez mais e você venda cada vez mais. Isso nivelou o jogo. As empresas bilionárias estão no mesmo nível que as empresas da esquina ou de um digital influencer. E hoje, as pessoas tem que utilizar as redes sociais se elas quiserem ser vistas. A média do brasileiro é de passar oito horas com o celular na mão e de assistir televisão vem diminuído. Então, se você não está nas redes sociais hoje, pode ter certeza que você já tá atrasado e vai sofrer muito. Nós não vamos voltar a usar dinheiro em espécie, a gente vai continuar usando cartão de crédito, fazendo transferência on line, usando Uber e nada disso vai voltar. Então, a rede social é a nova plataforma de mídia, de alcance, de vendas. Você pode vender tudo que quiser, alcançar quantas pessoas você quiser com um celular. A barreira foi quebrada e essa é a maior oportunidade da história” – John David (@joohn.mkt), é consultor de Marketing e co-fundador da Mellius MKT.
-
“A gente vive hoje num mundo onde a internet está completamente presente. Você usa a internet para tudo durante o dia. Você pode procurar desde informações, inspiração, um transporte, um cardápio, uma promoção, qualquer coisa que se precise primeiramente, a gente está procurando na internet. É assim no Google ou nas redes sociais. Para comprar e vender já é normal a gente consultar valores e disponibilidade nos grupos de whats, do Facebook. É claro que como profissional você tem que ter presença nas redes sociais para mostrar ao público quais os serviços que você oferece e como empresa, oferecer também os seus produtos. Se você sabe usar as redes sociais, ela vai ser um ponto positivo dentro da sua empresa economicamente, porque você vai conseguir atrair mais clientes para sua empresa e finalmente fazer um negócio com eles. Por isso é tão importante ter presença nas redes sociais” – Frank Infoccus (@frank.infocus) é um profissional multitarefas. Especialista em Marketing Digital é fotógrafo, vídeomaker, editor e diretor criativo da Infoccus, agência de Marketing Digital.
