Sebrae/RR promoveu nesta quarta-feira (25) no Auditório Monte Roraima – Edifício Airton Dias, encontro de Governança Empreendedora para apresentação dos resultados obtidos através da pesquisa sobre governança institucional realizada com mais de 50 instituições públicas e do terceiro setor em Boa Vista, além de apresentar propostas para dois protótipos de governança empreendedora.
Com objetivo de conectar as políticas públicas e promover o empreendedorismo dentro das instituições, o encontro de governança sensibilizou as tendências globais da administração pública com a apresentação expositiva e construção participativa dos resultados da pesquisa e estruturação de protótipos voltados para o tema Governança Institucional, como ação voltada para o fortalecimento da governança institucional do Estado de Roraima.
A proposta é que as governanças institucionais continuem medindo e avaliando os resultados das ações das governanças do estado, propondo o tema inclusão sócio produtiva e capacitação de lideranças, indicando como uma proposta de desenvolvimento a simplificação das políticas de controle.
Organizado pela Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae/RR, o Encontro de Governança Empreendedora contou com a presença das seguintes instituições:
Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Federação da Agricultura; Sesc; Secretaria dos Povos Indígenas; Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima (SEFAZ); Vigilância Sanitária – SESAU; Caixa Econômica; Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento de Roraima (SEPLAN); Universidade Estadual de Roraima (UERR); Diocese de Roraima; Senac; Instituto Federal de Roraima (IFRR); Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR); Acnur; Controladoria Geral da União (CGU); Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Rotary Club; Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (FAERR); Junta Comercial; Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (IATER) e Caritas Diocesana.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae/RR, Elissandra Costa, discursou sobre a importância de promover encontros sobre governança empreendedora:
O Sebrae/RR vem buscando fortificar o ambiente de governança no que diz respeito às lideranças, ao desenvolvimento de políticas, ações, oportunidades de melhorias àqueles que são fiscalizadores e que são fiscalizados, àqueles que estão no governo, na sociedade civil, nas organizações. Nós temos grandes oportunidades de melhoria para trabalhar nossa governança, não apenas para o controle, mas para o desenvolvimento de ações em ambientes que precisam ter um olhar mais apurado, como a inclusão produtiva, prestação de contas e capacitações.
Na oportunidade, a gerente enfatizou a metodologia do encontro:
Nesse momento estamos fazendo a apresentação do primeiro diagnóstico de governança que o Sebrae lidera para que as instituições possam entender como está esse ambiente, quais oportunidades e pontos nós podemos buscar para construir a melhoria desse ambiente. Nós realizamos e apresentamos hoje a pesquisa de governança do estado, a primeira ‘fotografia’, que sofre mudanças, por isso é importante mostrarmos.
Geórgia Ferko, doutora em Políticas Públicas, mestre em Administração, especialista em Gestão Pública, bacharel em Administração de Empresas e professora universitária com experiência em organizações do setor público, privado e Terceiro Setor, foi a facilitadora do encontro de governança. Ferko apresentou e analisou junto aos representantes das instituições presentes, os resultados das pesquisas sobre políticas públicas feitas pelo Sebrae/RR.
Hoje nós viemos mostrar os resultados, o diagnóstico de duas pesquisas que foram realizadas, bem como elaborar dois protótipos pensando em produtos e processos que visam melhorar esses dois temas no município. Tivemos hoje a presença massiva de instituições que responderam ao questionário da pesquisa e mostramos aqui sobre a governança e quais os temas que tiveram maior concordância e os que tiveram menor concordância, pensando sempre em pontos a serem melhorados dentro do âmbito da administração pública. Enquanto inclusão produtiva, nós tivemos indicadores que mostram que há algumas lacunas que precisam ser preenchidas para que essa inclusão produtiva seja mais efetiva no nosso estado. Disse a doutora em políticas públicas.
-
Márcio Grangeiro, secretário da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI) ressaltou a relevância de eventos como esse para oportunidade de diálogos sobre melhorias no processo de governanças:
Iniciativa extremamente importante para o processo de governança empreendedora de forma institucional e pública. No encontro nós tivemos um espaço de diálogo e de apresentação do resultado de uma pesquisa que foi aplicada dentro do estado de Roraima nas diversas esferas da iniciativa pública, do terceiro setor, da sociedade civil organizada, de forma que nós pudéssemos ter acesso aos resultados e poder melhorar ainda mais o diálogo, melhorar o processo de governança institucional garantindo a melhor prestação de um serviço público a toda a sociedade.
A consultora técnica da Secretaria dos Povos Indígenas, Francinete Raposo, também presente na ação, parabenizou o Sebrae pela iniciativa:
Gostaria de parabenizar o Sebrae/RR pela iniciativa, essa pesquisa direciona um novo formato para governança no Estado. É importante porque às vezes nós não visualizamos o diagnóstico enquanto gestores das políticas públicas e essa pesquisa faz a indicação de onde nós estamos, ela mostra um cenário de como está hoje. A participação dos gestores, que é realmente efetiva a política pública, é interessante porque nós começamos a nortear de uma forma mais assertiva para as políticas públicas.
-
Maria Carolina, representante da ACNUR, agência da ONU para refugiados no setor de soluções duradouras, partilhou sobre a oportunidade de propor e fortalecer parcerias no evento:
Nós estamos em Roraima buscando fortalecer as ações federal, estadual e municipal no sentido de integrar as pessoas refugiadas e as pessoas em situação de vulnerabilidade. E o evento de hoje traz uma pluralidade de pessoas e instituições que permitem discutir isso. Para nós é muito importante identificar setores de atuação onde a ACNUR consegue apoiar essas entidades e fortalecer a integração de pessoas refugiadas por meio do auto empreendedorismo ou da colocação profissional. Então a ACNUR trabalha com a rede buscando parcerias e buscando apoiar iniciativas como essas.