Muitas atividades que já estavam agendadas, precisaram ser adaptadas em novo formato. Era o início de um novo momento para o cliente: eventos online.
-
O processo para montar os eventos/capacitação, divulgar, captar clientes e oferecer temas que pudessem atender as expectativas os empresários, foi baseado em um plano de ação montado pela equipe de inovação. Só que todo novo processo não ocorre de uma hora para outra, e foi preciso unir a necessidade do cliente com a nova atuação do SEBRAE. Foi preciso mostrar que além de especialistas em pequenos negócios, a instituição tinha muito a oferecer para o cliente para que ele pudesse manter vivo o seu empreendimento e conseguir sobreviver à crise.
-
A primeira estratégia foi comunicar aos clientes que as atividades não seriam paralisadas, mas que seriam realizadas por meio de plataformas digitais. Outra proposta da diretoria da instituição, foi a gratuidade em todos os eventos institucionais, por entender que o momento era de estender a mão para o empreendedor e contribuir para que continuasse de portas abertas. Depois, o passo seguinte foi colocar em prática as ações definidas.
-
Um dos grandes eventos realizados pela área de inovação, foi a Jornada Digital. O desafio era realizar 51 palestras on-line, com especialistas locais e nacionais, com apresentação de conteúdos de interesse para empreendedores aliados a inovação. A intenção era orientar o empresário sobre como a inovação transforma os negócios e gera valor às empresas, mostrando que a inovação é algo para todos os negócios, além de gerar conhecimento.
-
Foi uma semana de programação. Na lojinha virtual do SEBRAE/RR, o empreendedor escolhia o evento, com o tema e palestrante do seu interesse.
-
Se para o cliente, os eventos online ofereciam comodidade e segurança, pois o empreendedor poderia acessar de qualquer lugar e mesmo por seu aparelho celular, apenas com acesso à internet, para a equipe de inovação, foi um desafio que trouxe satisfação e orgulho pelos resultados de público em todas as palestras e pelo envolvimento dos clientes, compartilhando suas experiências, e nas avaliações respondidas ao final”, destacou Itamira Soares, gerente da unidade de gestão da inovação do SEBRAE/RR.
-
“ Foi extremamente desafiador. Pensávamos em um evento inovador para o cliente, mas a Jornada superou. Toda a área técnica trabalho junto, o que foi muito importante. Todos os eventos lotados, e com um grande nível de satisfação, isso demonstrou que estávamos no caminho certo e que realmente a transformação tinha chegado para ficar”, destacou Itamira Soares, gerente da unidade de gestão da inovação do SEBRAE/RR.
-
-
Para o cliente, a proposta trouxe novidade na hora de se capacitar. Além de praticidade, acesso a novos conhecimentos e troca de experiências. Foi o que relatou a microempreendedora, Cássia Moura da Silva. Ela trabalha com a comercialização de lanches, e muitas vezes deixou de participar de eventos por não ter tempo para ir até o SEBRAE.
-
“ Eu aprendi muitas coisas nesses cursos online. Não entendia o serviço de delivery, drive thru. Pensava que ia fechar meu negócio, mas o SEBRAE me ajudou. Fiz muitos cursos, porque de casa mesmo eu podia acompanhar e aprender”.
-
Outro destaque da área de inovação foi a realização do SEBRATEC a distância para continuar com os atendimentos. A proposta veio do SEBRAE/RN, que lançou uma campanha para atender os empresários com peças gráficas para divulgação e venda de produtos e serviços. Em Roraima, foi adotada a mesma estratégia. E em 48 horas, o cliente recebia o portfólio de sua empresa, gratuitamente, para realizar a sua divulgação.
-
“ Foi uma ideia incrível adotar uma ação que já estava dando certo, pois naquele momento, o empresário estava precisando se reinventar, vender seus serviços e produtos e nada melhor que ele trabalhar as ferramentas digitais existentes. Se ele precisava de ajuda, nós nos colocamos a disposição”, analisou Itamira.
-
Para 2021, através da unidade de gestão da inovação, o SEBRAE/RR planeja ações voltadas para continuar trabalhando o fortalecimento do ambiente de inovação, por meio do projeto de Fomento as Startup, incubadoras, atendimentos ALI e SEBREALAB, Negócios Digitais e Empreendedorismo Feminino.
-
-
-
-
-
