Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que Roraima teve 2.536 novos empregos, gerados pelos pequenos negócios, no primeiro semestre de 2021.
Com isso, Roraima é o estado da região Norte que mais gerou empregos neste período. A nível nacional, a federação está em segundo lugar, atrás do estado do Mato Grosso, que gerou 40.538 novos empregos.
“Este saldo se refere ao acumulado de janeiro a junho de 2021, que é o total de admissões menos as demissões. Fazendo uma análise do saldo a cada 1000 empregos, Roraima apresenta um percentual de 91,18%, o classificando em primeiro lugar na região Norte e segundo lugar no ranking nacional, superado apenas pelo estado do Mato Grosso”, explica o Analista de Estudos e Mercados do Sebrae Roraima, Eckner Oliveira.
Com a pandemia da Covid-19 o cenário econômico sofreu mudanças, mas conforme Oliveira, o avanço da vacinação e consequentemente a flexibilização dos decretos de isolamento social contribuíram para este resultado, além da confiança desses empresários em retornar à atividade.
“Outro ponto chave é a forma com que as empresas passaram a atender seus clientes, digitalizando o atendimento, como as redes sociais, por exemplo, que têm tido papel importante nas vendas. E o SEBRAE/RR buscou atender os empresários com soluções que os apoiassem neste cenário de desafios”, acrescentou.
Para o Analista, pesquisas como esta são importantes para o acompanhamento do crescimento das empresas. “Também são importantes para verificar possíveis entraves nas empresas e usar estes resultados para gerar planos de ação e disponibilizar produtos e serviços para os pequenos negócios para que se fortaleçam e façam ainda mais a diferença na retomada da economia no Estado e no país”, disse.
Mês a mês
Em Roraima, foram criados 510 empregos em janeiro pelos pequenos negócios. Em fevereiro, o número baixou para 371. Em março foram 361 e em abril, 356. Houve outra queda em maio, com 255 gerações e uma alta de 683 em junho.
Pequenos Negócios
Os pequenos negócios representam a maior parte na geração de empregos no país. No período de julho de 2020 a junho de 2021, o Brasil apresentou um saldo total positivo de 2.914.885 contratações.
As Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram responsáveis por 2.094.812 (71,8%) contra 717.029 (24,6%) das Médias e Grandes Empresas (MGE).
Atualmente, existem 25.477 empresas em Roraima. “Fortalecer os pequenos negócios, é gerar emprego e renda. É fortalecer a economia”, acrescentou Eckner Oliveira.
Setores
Em todo país, as áreas que mais se destacam são as de Serviços, com 8,4 milhões empresas no setor, Comércio (5,2 milhões), Indústria (2,2 milhões), Construção Civil (1,2 milhão) e Agropecuária (156 mil).
