Empresários, acadêmicos e autoridades locais testemunharam, na noite dessa terça-feira (27), a implantação, pelo Sebrae/RR, do primeiro laboratório de experimentação e aplicabilidade em Inteligência Artificial para empreendedores do Brasil, o SebraeLab IA – IA para todos.
Projetado pelo Grupo HDI, em parceria com o Sebrae Roraima, o Lab IA oportunizará aos empreendedores e profissionais de tecnologia um ambiente adequado para cursos, workshops, mentorias e capacitação sobre o ecossistema da Inteligência Artificial generativa.
Nas palavras do superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, este resultado foi desenhado e trabalho a muitas mãos, com as parcerias e os inventivos para colocar Roraima no pioneirismo com este tipo de ambiente.
A Inteligência Artificial é uma realidade e o papel do Sebrae é fortalecer o empreendedor e nós unimos essa realidade com a nossa missão, hoje demos o ‘pontapé’ inicial para o futuro trazendo para Roraima o primeiro laboratório de IA focado para os empreendedores. explicou Baú.
Ele acrescentou que o ambiente foi projetado para receber o público-alvo que deseja saber mais sobre como utilizar a Inteligência Artificial no desenvolvimento dos negócios e buscar alternativas para aumentar produtividade e crescimento.
O dia 27 de agosto de 2024 ficará na memória, destacou o diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo:
E hoje, literalmente todos sem exceção, fazem parte de uma grande história. O Laboratório de Inteligência Artificial tem uma fundamental importância para as micro e pequenas empresas. Nós precisamos investir, apoiar e precisamos fazer com que as nossas micro e pequenas empresas, o nosso público interno e externo possa estar antenado no que existe de mais moderno no meio da inovação e tecnologia, e o Sebrae Lab IA irá proporcionar isso. discursou para o público.
Para a inauguração do Sebrae Lab IA, a empresa organizou uma rodada de apresentações sobre o tema e com convidados de instituições internacionais, como do próprio Grupo HDI e da Amazon Web Services (AWS).
A conselheira do Conselho Deliberativo do Sebrae/RR, Almecir Câmara, aprovou a iniciativa e acredita na guinada que o Laboratório dará aos empreendedores do Estado:
Com certeza vai trazer um desenvolvimento ainda maior na área da tecnologia e da informação, não só para o setor produtivo, a todas as instituições que fazem parte do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae. reforçou Almecir.
Assim como Almecir, o secretário de Governo Digital, Paulo Torres, admitiu a importância do espaço em Roraima:
É um grande passo para o Sebrae. A gente fala muito em IA em várias aplicações, mas dentro do contexto é renovação para as empresas fazerem a diferença e transformação.
E parabenizou o acesso dado pelo Sebrae a quem tem interesse em aprender e a se aproximar da ferramenta de tecnologia.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A ambientação sobre a temática do laboratório foi dividida em palestras. Marco Aurélio Bassi e Marco César Bassi, da empresa HDI, palestraram sobre a Revolução IA: Transformando Negócios com Inteligência Artificial – Casos de Sucesso e Oportunidade para Todos.
Entre os pontos apresentados pelos irmãos estiveram os ganhos ao aprender e investir em Inteligência Artificial como, por exemplo: Para o Sebrae/RR – Melhoria na produtividade, capacitação de agentes de inovação, de pessoal; Aos empreendedores – produtividade e competitividade, geração de emprego, contribuição para o desenvolvimento econômico; e a Sociedade também ganha com mais conhecimento sobre IA, desenvolvimento de tecnologia e inovação
Ferramentas de IA são usadas em várias profissões e eles mostraram como exemplo algumas delas usadas na Arquitetura, mapeamento por satélite, em Call Center, Indústria e também no meio jurídico.
Sempre tivemos a crença de que um laboratório de IA faria sentido se ele funcionasse nas necessidades da empresa, não só laboratório de pesquisa, mas de aplicação. falou Marco César.
O formato do laboratório, acrescentou Marco Aurélio, permitirá o trabalho de colaboradores, clientes e parceiros Sebrae:
A pessoa que é empreendedora vem aqui para aprender sobre IA e ser difusor da informação, e assim trabalho com todo o ecossistema da sociedade de Boa Vista e estrutura de Roraima para que eventuais boas ideias tenham condições para ser executadas em nosso laboratório.
Em seguida, o estrategista de mercado na AWS, Miller Simberg, compartilhou casos de sucessos e insights, ao lado do cientista da computação especializado em Inteligência Artificial e fundador da Flexa Cloud, empresa especializada em IA, Cybersecurity e Arquiteturas em Alta Escala, Deividi Bitti, falam sobre Inteligência Artificial Generativa para os Negócios e Desvendando a inteligência Artificial, respectivamente.
Pude compartilhar um pouco sobre o que as empresas estão criando e compartilhando de IA Generativa hoje em todo Brasil e essa iniciativa é importante para democratizar o acesso a IA a todos os públicos e coincide com a missão da AWS de levar a IA para todos os desenvolvedores do Mundo todo.pontuou Simberg.
Bitti levou uma aula sobre o que é inteligência artificial, desde os primeiros sinais deste termo até a forma conhecida hoje em dia:
Nós estamos no momento da história onde as oportunidades são iguais para todos, o que vai diferenciar é quem tem acesso a informação e educação. A IA é uma ferramenta que consegue revolucionar as indústrias. complementou
Na plateia, entre os olhos fixados no conteúdo estava o servidor público da Subsecretaria de Sistemas do Tribunal de Justiça Bruno Zamorano:
Nosso estado tem muitos profissionais da TI [Tecnologia da Informação] e o Sebrae sempre trazendo as tecnologias para cá e a gente vê esse Lab aproximando as empresas como a AWS, empresários emergentes, e isso é muito bom que nos deixa motivados. ressaltou.