A colheita da soja no cerrado de Roraima teve início com uma largada simbólica neste sábado (24), no Polo 1, Vicinal 7, do PA Nova Amazônia. O evento, que tem grande importância para o setor agropecuário do estado, contou com a presença de representantes do Sebrae/RR que reforçaram seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio na região.
A cerimônia de abertura representa um momento significativo para o agronegócio roraimense. Com a assistência do Sebrae, que oferece consultorias e suporte técnico para melhorar a produtividade e competitividade dos produtores, a instituição promove inovação e sustentabilidade.
Silvio de Carvalho, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RR), além de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima, enfatizou a importância da colaboração entre as entidades para o desenvolvimento do setor.
Nossa presença aqui na abertura da colheita da soja no cerrado é muito importante. Representa a união dos esforços de várias entidades, como o Sistema FAERR/SENAR e o Sebrae Roraima, que têm trabalhado em conjunto para fortalecer o agronegócio no estado.afirmou Carvalho.
Emerson Baú, Diretor Superintendente do Sebrae/RR, ressaltou o papel da entidade no fortalecimento da cadeia produtiva.
O Sebrae não está olhando apenas especificamente a questão dos produtores de soja, mas também toda a cadeia que ela impacta. O objetivo é beneficiar não só os grandes produtores, mas também os pequenos agricultores, como avicultores e suinocultores, que dependem do grão para suas atividades. A ideia é que a gente consiga, a partir desse trabalho, trazer o beneficiamento às agroindústrias e agregar valor à produção. destacou Baú.
De acordo com Murilo Ferrari, Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja em Roraima (AprosojaRR), a colheita deste ano promete resultados positivos.
O evento marca o início de uma temporada promissora, com expectativa de colher entre 380 mil e 420 mil toneladas de soja, em uma área de 120 mil hectares. Observamos altas produtividades, expansão de áreas cultivadas, e a geração de novas oportunidades de emprego e renda no estado. concluiu Ferrari.