Tradição e tecnologia dividiram espaço no evento “Happy Hour Contador 4.0”, do Sebrae Roraima na noite de quinta-feira (8). Com a temática “A era da inovação é agora!”, promovido pelo Sebrae/RR e Conselho Regional de Contabilidade (CRC) fomentaram discussões a respeito da inovação e uso de ferramentas tecnológicas em um mercado considerado tradicional.
O avanço de Inteligência Artificial ainda causa receio em muitos profissionais. Afinal de contas, a profissão do Contador será extinta com a presença da IA? A resposta dos especialistas convidados foi unânime: não.
A inteligência artificial vai ajudar a otimizar tempo e como aliada você precisa aprender a usar a ferramenta para auxiliar no seu trabalho, ela acelera tempo de cálculo e forma, precisão melhor. A margem para erro é mínima. A IA não dorme, não reclama, analisa profundamente as projeções e você oferece um serviço aprimorado ao cliente.Defendeu o especialista em Inovação, founder e CEO do X Lab Studio e CSO da Faço a Conta, Leo David Cunha.
Leo David, além de incentivar o uso da Inteligência Artificial nos negócios contábeis, explicou sobre os ecossistemas de inovação e as oportunidades de mercado com a criação de startups. “A inovação não pode ficar fora do seu negócio, para você evoluir no mercado você tem que colocar ferramentas e aplicar tecnologias para conseguir”, disse o especialista.
Startup é um modelo de negócio flexível e atrativo para investimentos de empresas e programas prioritários da Indústria, Bioeconomia e Empreendedorismo Inovado. Conforme Leo David Cunha, na região Norte, a presença de startups ainda é considerada tímida. “Vocês que são do modelo tradicional, pensem como startup”, orientou.
O especialista em IA Generativa, fouder & CEO da Startup Stec, Lucas Simões complementou a importância do envolvimento da IA na contabilidade.
A gente consegue desenvolver modelos de inteligência artificial para cálculos automatizados, automação de processos, então a IA veio para ficar, é o presente.Defendeu.
Simões parabenizou a preocupação do Sebrae/RR em envolver segmentos tradicionais de negócios. Durante a apresentação, o especialista em IA envolveu os participantes a lembrarem os primeiros contatos com a tecnologia, as transições comportamentais frente a aplicativos. “As mudanças são tão intrínsecas e quando a gente percebe já está na inteligência artificial”, disse ele.
Founder da Startup Faço a Conta & Econoserv Consultoria, Jonatha Oliveira, falou sobre inovação; como levar tecnologia para o mercado tradicional e ferramentas para ajudar os empreendedores na jornada.
A ‘Faço a Conta’ é um startup criado em 2022 e nosso objetivo é criar ferramentas para o empreendedor processar toda parte fiscal e tributária dentro de um negócio, mas que também cria ferramentas para quem é desse setor de contabilidade. Contribuiu Jonatha.
É importante, na visão dele, que o contador esteja atento às dinâmicas sobre as diferentes normas de tributação e incluir, nos constantes estudos, mais conhecimentos sobre IA e inovação.
O contador é a pessoa no qual o empreendedor deposita todo negócio, toda jornada se todo mundo entender a importância deles na vida do empreendedor. Se soubessem do poder de confiança, conseguiriam aumentar o faturamento. Não é ter medo da tecnologia, é entender o que o cliente precisa.Complementou.
A proposta de debater esses assuntos em um happy hour faz parte da Trilha do Conhecimento para Contadores, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Roraima – CRC/RR, com intuito de aproximar o contador do Sebrae/RR.
Mais uma vez o Sebrae se transforma em happy hour, e dessa vez voltado para o público de contadores, e trouxemos a temática da inovação, como podemos nos renovar através das tecnologias e da inteligência artificial nesta profissão tão tradicional aqui em nosso estado também. contou o analista de Inovação do Sebrae/RR, Luã Brasil.
O encontro serviu para aproximar a classe vista como “isolados”, na percepção do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima, Jouber Costa.
O contador de Roraima é muito isolado, por questões de demandas a gente acaba não tendo essa oportunidade de network e essa parceria, fazendo com que todos interajam e aumente sua rede de trabalho Agradecer a parceria com o Sebrae, estamos muito gratos e esperamos que os profissionais saiam renovados, reciclados e profissionais bem melhores.
Na plateia, o contador Luiz Pereira estava atento a todas as explicações. No mercado há 20 anos, ele viu as mudanças na profissão com o avançar das tecnologias.
O encontro nos trouxe informações novas para nossa categoria relevantes no que tange a tecnologia e inovação, importantes para o dia a dia do contador. A gente sabe que hoje, sem a tecnologia, não há contabilidade. Acrescentou.
A contadora Carla Campos viu no happy hour novas oportunidades.
Nós contadores, precisamos de novas ideias, novos insigths, novos acompanhamentos com nossos clientes e gestão de processos.E afirmou que está em busca de se aprimorar mais com o avanço das tecnologias e ferramentas.