“É muito importante que o seu negócio tenha uma visibilidade no mercado digital.” A recomendação é do analista de negócios do Sebrae Vicente Scalia. Segundo o gestor, o 15º Fórum E-commerce Brasil, que ocorre em São Paulo/SP, de 30 de julho a 1º de agosto, é uma grande oportunidade para que empreendedores possam fazer networking e conhecer soluções, dentre elas, de 18 startups que a instituição levará para o evento.
Conforme Scalia, o Sebrae participa do evento com esse grupo de expositores, escolhidos em parceria com as unidades estaduais da instituição em todo o país. “Estamos fazendo uma curadoria de startups que já atuam com soluções para o comércio, principalmente o varejista. Com o acompanhamento do Sebrae, eles vão expor e prospectar novos negócios durante o fórum”, conta.
Ele explica que o objetivo do Sebrae, ao participar do evento, é assimilar cada vez mais tendências e novidades do mercado digital, além de construir e aprimorar o relacionamento com atores que trazem soluções inovadoras, como Amazon, Correios, Mercado Livre.
O evento terá painéis com especialistas em temas de e-commerce. Um deles será sobre planejamento de uma Black Friday de sucesso, que ocorre em 1º de agosto, às 10h, e contará com Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae; Babi Tonhela, Senior Manager Brasil da Nuvemshop; Débora Sacomandi, especialista em Negócios Digitais, e Christina Dutra, especialista em Comunicação e Marketing, ambas dos Correios.
Às 16h do mesmo dia, Roberta Aviz, Coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae, falará no painel E-xport Meeting – Parcerias para o Sucesso, que também contará com Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil; Rodrigo da Mata, Coordenador de Promoção Comercial da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); e Gabryella Freitas dos Santos, Analista de projetos internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
E-commerce e os pequenos negócios
De acordo com o analista do Sebrae, o termo e-commerce pode inibir sua prática, porque induz o empreendedor a pensar em uma “página estruturada”. No entanto, esse sistema de mercado digital também inclui outras plataformas, como WhatsApp Business; perfis de vendas em redes sociais, como Facebook e Instagram e Market Place. “Existem várias formas de atuar no mercado digital”, garante Scalia.
Ele avalia que é importante o empreendedor ter, ao menos, um endereço on-line, seja uma página nas redes sociais para divulgar seu produto ou então vinculá-lo em um Market Place.
É no digital que o empreendedor se conecta com o cliente. A presença da marca na internet é fundamental, porque é a primeira porta que o cliente abre quando quer fazer uma compra ou uma interação com o negócio. Vicente Scalia, analista de negócios do Sebrae
Estande do Sebrae
O Sebrae vai participar do Fórum E-Commerce com um estande “tecnológico e inovador”, localizado na arena de negócios. Serão seis diferentes expositores por dia de evento, totalizando 18 startups selecionadas pela instituição em parceria com os Sebrae UFs.
Scalia diz que, além de promover o encontro de empreendedores com soluções para o mercado digital, o estande também oferecerá atendimento ao público e apresentação dos resultados da Pesquisa E-Commerce, que o Sebrae está atualizando.
“A pesquisa existente é de 2019, mas estamos atualizando o trabalho, considerando o pós-pandemia e as consequentes transformações. Foi um período que tivemos que acelerar a atuação dos pequenos negócios no meio digital. Esses resultados serão importantes para a gente direcionar as nossas ações a longo prazo”, comenta.
Um dia antes do evento, o Sebrae vai promover um encontro de gestores de mercado digital para poder alinhar as expectativas e discutir as tendências e boas práticas sobre o tema. Essa possibilidade de trocas permitidas pelo evento, na avaliação de Scalia, é uma oportunidade, não apenas para os empreendedores, mas também para os gestores, um processo de atualização dentro das novas tendências que o mercado digital traz, como, por exemplo, a inteligência artificial.